metropoles.com

Internautas elegem substituto do X, antigo Twitter

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou a suspensão das atividades do X, antigo Twitter, no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Alexandre de Moraes e Elon Musk, montagem -- Metrópoles
1 de 1 Alexandre de Moraes e Elon Musk, montagem -- Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Pouco após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a suspensão das atividades do X, antigo Twitter, no Brasil, os políticos e internautas elegeram uma nova rede social para disseminar mensagens rapidamente: o Threads. A plataforma foi lançada em julho de 2023 pela Meta, dona do Facebook e Instagram, como uma alternativa ao site do empresário Elon Musk, mas até então não decolou.

As buscas pelo Threads no Google cresceram exponencialmente desde o dia 28 de agosto, quando Moraes deu um “ultimato” e intimou o antigo Twitter a indicar em 24h um representante legal no Brasil, sob pena “de imediata suspensão” da rede no País. Isso significa que, com a escalada da tensão entre o magistrado e o empresário, os internautas sentiram o que estava por vir.

4 imagens
logo is seen in this illustration photo on 06 July, 2023 in Warsaw, Poland. (Photo by Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images)
Threads já está disponível para dispositivos iOS
1 de 4

Bluesky e Threads

Foto: Getty Images
2 de 4

NurPhoto / Colaborador/Getty Images
3 de 4

logo is seen in this illustration photo on 06 July, 2023 in Warsaw, Poland. (Photo by Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images)

Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images
4 de 4

Threads já está disponível para dispositivos iOS

Reprodução

O Google Trends não mostra o número de buscas, mas aponta tendências de crescimento nas pesquisas por temas específicos por meio de um índice que vai de zero a cem. Antes do dia 28/08, esse índice girava em torno dos 50 a 55 pontos. Quando a guerra entre Moraes e Musk explodiu, as pesquisas elevaram a pontuação para 58.

Na quinta-feira (29/08), o índice de busca por “Threads” atingiu 91 pontos, e nessa sexta-feira (30/08), dia do bloqueio do Twitter, chegou à pontuação máxima. As principais buscas relacionadas à rede social são “como entrar”, “para que serve” e “aplicativo”.

Como baixar o Threads, alternativa ao X, antigo Twitter.

Para acessar o Threads, o primeiro passo é ter uma conta ativa no Instagram, pois o login é feito usando as mesmas credenciais. Para acessar a plataforma, o usuário deve baixar o aplicativo disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS, nas respectivas lojas de aplicativos, Google Play Store e Apple App Store. Após a instalação, o app solicitará o login.

A interface é intuitiva e lembra o Instagram, mas com um foco maior em interações rápidas e diretas, sem necessidade de imagens.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?