Impostos: governadores do Codesul se reúnem para fazer cobrança a Lula
Quatro governadores que integram o consórcio vão debater estratégias para exigir do governo Lula mais atenção na distribuição de verbas
atualizado
Compartilhar notícia
Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reúnem em Campo Grande (MS) para cobrar do governo Lula mais atenção na distribuição de verbas entre os estados. O encontro acontece no dia 1º de agosto e vai marcar a posse de Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, no colegiado.
Jorginho Mello, de Santa Catarina, Ratinho Junior, do Paraná, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel apontam prejuízos sofridos pelos estados no retorno, em investimentos, dos impostos pagos à União.
O grupo pretende discutir estratégias para pedir ao governo federal mais equilíbrio no na distribuição das verbas, proporcional ao volume de tributos pagos por cada estado.
A reunião também deverá tratar da criação de uma defesa civil unificada para os estados que participam do Codesul. A proposta ganhou força desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio e junho e sugere a formação de um grupamento com integrantes das defesas civis estaduais para atuar em situações de emergência em qualquer estado do conselho.
Outros temas na agenda do encontro são segurança pública e as dívidas dos estados com a União. A intenção é unir forças para defender em bloco os pleitos formalizados por cada unidade junto ao governo Lula. Após a reunião em Campo Grande, o grupo volta a se encontrar em novembro, em Santa Catarina.