Caso Alexandre Garcia: deputado entra com pedido de impeachment de AGU
Rodolfo Nogueira acusa AGU de ataque à liberdade de imprensa ao pedir abertura de investigação contra jornalista por desinformação
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Rodolfo Nogueira, do PL, entrará com um pedido de impeachment do ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias. O pedido será enviado a Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, instância que tem a competência para analisar casos do tipo.
Em seus argumentos, Nogueira afirma que Messias feriu o princípio da liberdade de imprensa ao abrir investigação contra o jornalista Alexandre Garcia, da revista Oeste. O advogado-geral da União acusa Garcia de promover desinformação no caso das enchentes que deixaram 46 mortos no Rio Grande do Sul.
“É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”, disse Garcia na ocasião.
“Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista [Alexandre Garcia]. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”, rebateu Messias.
Para o deputado Rodolfo Nogueira, o advogado-geral da União, cotado para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), “ataca, de forma covarde e abjeta, a liberdade de imprensa, o que é garantido pela Constituição”.
“É imperativo, nesse sentido, que o Poder Legislativo responda com toda firmeza à afirmação feita contra os jornalistas, a liberdade de imprensa e o Estado de Direito”, observa o deputado, no pedido de impeachment.