Igreja Universal vira entrave para sigla ocupar pasta-chave de Lula
Igreja Universal do Reino de Deus é citada por aliados de Lula no PT como entrave para Republicanos chefiar pasta que cuida do Bolsa Família
atualizado
Compartilhar notícia
A Igreja Universal do Reino de Deus virou entrave para o Republicanos ocupar o Ministério do Desenvolvimento Social, uma das pastas que Lula cogita trocar o comando para ampliar a base no Congresso. Influentes aliados do presidente argumentam que a pasta, que cuida do Bolsa Família, é um canhão político para ser entregue a um partido ligado à Universal, chefiada por Edir Macedo, apoiador de Bolsonaro.
No Planalto, a avaliação é que o Republicanos só terá alguma chance de ocupar esse ministério caso aceite dividir cargos com o PT. Até o momento, a sigla comandada por Marcos Pereira indicou Silvio Costa Filho para ocupar uma pasta. Embora o governo já dê como certa a nomeação, ainda há dúvida sobre qual ministério o deputado comandará.
Em novembro, após a eleição presidencial, Edir Macedo falou em “perdoar Lula”. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse então que Macedo é que “precisaria pedir perdão pelas mentiras que propagou”.
Além do Desenvolvimento Social, são cogitadas trocas em ministérios como Esportes; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; e Portos e Aeroportos.