metropoles.com

IBGE: Nikolas Ferreira vai protocolar “CPI das Pesquisas”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que faz oposição a Lula na Câmara, afirma que IBGE fabrica “realidade paralela” ao divulgar dados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Bolsonaro Foto colorida do deputado federal Nikolas Ferreira - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro Foto colorida do deputado federal Nikolas Ferreira - Metrópoles - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que faz oposição a Lula na Câmara, vai colher assinaturas para tentar abrir uma CPI para investigar eventuais distorções em pesquisas divulgadas pelo IBGE. Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é comandado por Marcio Pochmann, doutor em Ciências Econômicas e filiado ao PT.

“Chega de maquiar a realidade. Lula colocou um petista fiel, Marcio Pochmann, no comando do IBGE para fabricar uma ‘realidade paralela’. Dados recentes do IBGE mostram desemprego de 6,1%, retirando da conta 4,4 milhões de desempregados, além de publicar que o Brasil atinge o menor índice de pobreza da história, mas com critérios alterados”, diz Nikolas Ferreira.

“Vou protocolar uma CPI para investigar essas distorções e garantir que o IBGE publique dados em conformidade com a realidade e que não seja transformado em um puxadinho do PT”, afirma.

A taxa de desemprego divulgada pelo IBGE este ano, a menor da série histórica iniciada em 2012, é calculada na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). O levantamento considera em situação de desemprego aqueles que tentaram e não conseguiram encontrar trabalho no período analisado. Os que não estão empregados, mas não buscaram vaga, são considerados fora da força de trabalho e não constam no cálculo.

Há também a situação das pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram trabalho por acreditarem que não encontrariam vagas e desistem de ingressar no mercado. Essas pessoas também não entram no percentual de desempregados. Esta metodologia é adotada pelo IBGE desde o início da Pnad, em 2012, no primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?