metropoles.com

Helder ganha força no MDB e sonha com Presidência ou vice em 2026

Em reunião da executiva nacional do MDB nesta quarta, governador Helder Barbalho defenderá que a COP 30 seja uma bandeira do partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Helder Barbalho, Governador do Pará, fala à imprensa no Palácio do Planalto. Ele fala diante de um púlpito - Metrópoles
1 de 1 Helder Barbalho, Governador do Pará, fala à imprensa no Palácio do Planalto. Ele fala diante de um púlpito - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Governador do Pará, Helder Barbalho tem conseguido ampliar sua força dentro do MDB e já sonha em ser vice de Lula na disputa à Presidência em 2026 ou até mesmo o candidato do partido ao Planalto. O voo é estimulado por deputados federais emedebistas de diferentes estados.

Na próxima quarta-feira (21/6), durante reunião da executiva nacional do MDB, Helder vai defender que o partido abrace a bandeira da COP 30. A cúpula mundial do clima acontecerá em Belém (PA) em 2025. O encontro vai debater alternativas e estratégias de preservação da Amazônia.

Helder busca se consolidar como liderança nacional do MDB, uma vez que, hoje, o nome presidenciável mais conhecido da sigla é o de Simone Tebet. Atual ministra do Planejamento, ela ficou na terceira posição no pleito de 2022, atrás apenas de Lula e Bolsonaro.

Dentro dos cenários traçados por Helder, o mais tangível é que venha a ser vice de Lula ou do candidato do PT à Presidência. Como ele é aliado do petista (indicou o irmão, Jader, para o Ministério das Cidades), é improvável que tente costurar uma candidatura ao Planalto sem o aval de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?