GSI de Lula ganha nova estrutura e muda atribuições
GSI altera atribuições para planejamento de viagens e segurança presidencial; setores também recebem novas denominações
atualizado
Compartilhar notícia
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula passou a funcionar com nova estrutura a partir desta sexta-feira (15/9). As mudanças, aprovadas em agosto, alteram as atribuições das secretarias que compõem o GSI, hoje comandado pelo general Marcos Antonio Amaro.
Com isso, a antiga Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial passa a se chamar Secretaria de Segurança Presidencial, com foco apenas nas atividades de segurança. Ela continua sob o comando do general Ricardo Augusto do Amaral Peixoto.
O planejamento das viagens do presidente ficam à cargo da Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais. A chefia do órgão será do brigadeiro Marcos Aurélio Valença, que respondia pela Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional.
Já a antiga Secretaria de Coordenação de Sistemas passa a se chamar Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos. O setor passa a ser comandado pelo almirante Francisco André Barros Conde e vai conduzir questões relacionadas à defesa nacional e energia nuclear.
Por fim, a Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética terá seu nome mantido. O brigadeiro Luiz Fernando Moraes da Silva continua na chefia do setor, que trata de assuntos relacionados à segurança cibernética e da informação.