Governo Lula envia PRF aos EUA para pesquisa de câmeras nos uniformes
Viagem foi autorizada pelo governo Lula; uso de equipamento pela polícia de São Paulo é criticado por deputados bolsonaristas
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo Lula vai enviar representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aos Estados Unidos para pesquisar o uso de câmeras corporais.
A equipe é formada por dois agentes da PRF lotados em São Paulo e um em Santa Catarina. Eles viajam no domingo (6/8) e permanecem nos EUA até o dia 23.
Na agenda da comitiva estão as visitas técnicas ao Departamento de Polícia e ao Departamento Estadual de Segurança de Nova York, aos departamentos de Polícia de Chicago e do condado de Miami-Dade e ao Departamento de Segurança Pública do Texas.
No Brasil, o uso das câmeras corporais voltou a causar polêmica com a operação da Polícia Militar de São Paulo no Guarujá. A ação resultou em pelo menos 17 mortes. As imagens das câmeras corporais deverão apontar se houve excessos por parte dos policiais.
O equipamento foi adotado em São Paulo em 2020, no gestão de João Doria. Apesar de declarar ser contra as câmeras corporais em policiais durante a campanha eleitoral de 2022, hoje o governador Tarcísio de Freitas defende o uso do equipamento.
A opinião contraria a bancada bolsonarista na Assembleia Legislativa de São Paulo. Os deputados estaduais pressionam Freitas pelo fim das câmeras corporais.
Na quarta-feira (2/8), o deputado Rafa Zimbaldi protocolou requerimento convocando o secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite a comparecer à Assembleia para debater a retirada das câmeras.