metropoles.com

Furto: responsável por armas do Exército é “punido” com transferência

O tenente-coronel do Exército Rivelino Barata de Sousa Batista foi transferido involuntariamente de São Paulo para o Ceará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Exército Brasileiro
foto colorida do militar Rivelino Barata de Sousa Batista, exonerado do cargo de diretor do Arsenal de Guerra de SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do militar Rivelino Barata de Sousa Batista, exonerado do cargo de diretor do Arsenal de Guerra de SP - Metrópoles - Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Responsável pelo Arsenal de Guerra de São Paulo, onde 21 armas do Exército foram furtadas, o tenente-coronel Rivelino Barata de Sousa Batista foi transferido de estado.

Ao menos por ora, uma das “punições” do militar, exonerado da função que exercia, será a transferência, involuntária, para Fortaleza [CE]. O ato administrativo já foi oficializado.

O comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, exonerou Batista do cargo, nesta sexta-feira (20/10).

Como substituto, Paiva nomeou o coronel Mário Victor Vargas Junior. O furto do armamento de guerra foi revelado pelo Metrópoles.

Antes de serem desviadas, as armas estavam em um local chamado de Reserva de Armamento, destinado a equipamentos que vão ser destruídos, segundo o Exército. Diariamente, militares responsáveis pela fiscalização do arsenal conferem o cadeado e o lacre do espaço – mas não fazem a contagem das armas.

Pelas regras do Exército, nenhuma arma pode ser retirada da Reserva de Armamento ou sair do quartel sem autorização. Segundo a instituição, a última movimentação no local foi registrada no início de setembro. No dia 5, militares retiraram algumas armas de lá para usá-las em exercícios de instrução de soldados. Elas foram devolvidas no dia seguinte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?