Flávio Bolsonaro cita ponto negativo e positivo se Lula indicar Zanin ao STF
Flávio Bolsonaro diz que, se Lula indicar Cristiano Zanin ao STF, haverá suspeição ao julgar casos envolvendo o PT, mas vê um ponto positivo
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Flávio Bolsonaro vê um ponto negativo e outro positivo se Lula indicar Cristiano Zanin ao STF. Advogado de Lula e do PT, Zanin é, hoje, o favorito para a vaga. Questionado pela coluna, Flávio Bolsonaro avaliou a possível indicação ao Supremo:
“Haverá sempre questionamentos sobre suspeição (de Zanin) ao julgar casos sobre Lula e seu entorno. Há um vínculo muito forte entre eles. Um vínculo de amizade.
Por outro lado, gosto da linha de se indicar um advogado. Porque são pessoas que já estiveram do outro lado do balcão. Via de regra, têm sensibilidade na hora de formar um juízo de valor. Tanto o Zanin quanto o outro cotado (Manoel Carlos de Almeida Neto) são advogados”.
Seja quem for a opção de Lula, terá que passar pelo crivo do Senado para chegar ao STF. Presidente do PL, partido de Bolsonaro, Valdemar da Costa Neto já elogiou o nome de Zanin. O dirigente, contudo, ressaltou que a bancada do partido é livre para votar como quiser.
Advogado de Lula na Lava Jato e nas eleições, Zanin deverá adotar postura garantista se chegar ao STF. O mesmo se espera de Manoel Carlos, indicado por Ricardo Lewandowski para a sua sucessão.