metropoles.com

Felipe Neto diz que governo Lula faz “burrice” ao taxar compras

Para Felipe Neto, taxação de compras abaixo de US$ 50 dará argumentos para críticas da oposição e demonstra “falta de visão” do governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cezaro De Luca/Europa Press via Getty Images
Pessoas carregam sacolas brancas com logotipo da Shein fast fashion - Metrópoles
1 de 1 Pessoas carregam sacolas brancas com logotipo da Shein fast fashion - Metrópoles - Foto: Cezaro De Luca/Europa Press via Getty Images

O influenciador Felipe Neto classificou como “uma burrice sem fim” a decisão do governo Lula de acabar com a isenção da alíquota de importação para compras internacionais acima de 50 dólares. A informação foi antecipada pela coluna em agosto junto a fontes do Ministério da Fazenda.

Para Felipe Neto, a decisão representa um prejuízo político para o governo Lula por “munir a oposição” e revela uma “falta de visão”.

3 imagens
1 de 3

Justiça também arquivou processo contra Felipe Neto por ofensa a Bolsonaro

Reprodução/ YouTube
2 de 3

Cezaro De Luca/Europa Press via Getty Images
3 de 3

Divulgação/ Shopee

“É de uma burrice sem fim essa decisão do governo em voltar atrás e taxar as compras internacionais abaixo de $50. Não vai gerar arrecadação relevante. Vai munir a oposição. Vai prejudicar MTO a percepção do povo sobre a gestão. Inacreditável a falta de visão sobre comunicação”, disse o influenciador.

Após a coluna revelar a iniciativa do governo, o Planalto emitiu uma nota afirmando que a criação da taxa ainda estava em análise. Já nesta terça-feira (28/11), o presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou que a retomada do imposto de importação é o “próximo passo” no conjunto de medidas voltadas paras as compras internacionais.

De acordo com Alckmin, a proposta está precisa no Orçamento da União para 2024. A taxação prevista é de 20%. Somados aos 17% da alíquota de ICMS cobrada pelos estados, o imposto final cobrado do consumir deverá girar em torno de 34%.

No total, a equipe econômica prevê uma arrecadação de R$ 2,86 bilhões com a taxa sobre mercadorias internacionais em 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?