metropoles.com

Exército se posiciona após ordem para militares fazerem selfie no 7/9

Após comunicado em boletim interno do Comando Militar do Leste (CML), Exército se manifestou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Desfile militar - 7 de setembro 20231
1 de 1 Desfile militar - 7 de setembro 20231 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Exército Brasileiro se manifestou sobre a determinação do Comando Militar do Leste (CML) para que os oficiais e soldados do Rio de Janeiro façam uma selfie assistindo ao desfile do 7 de Setembro, no Centro da cidade, caso não estejam cumprindo expediente integral no sábado. A exigência foi publicada em boletim interno assinado pelo comandante da 3ª Bateria de Obuses, Matheus Pimentel, e divulgada pela coluna.

Em nota, o CML negou que tenha cobrado o registro visual da presença dos militares no desfile de 7 de Setembro no Rio de Janeiro. De acordo com a corporação, o expediente no Dia da Independência será das 7h às 12h e a tropa foi convidada para assistir ao desfile junto com seus familiares.

3 imagens
Desfile do 7 de Setembro em BRasília
Desfile militar - 7 de setembro, em Brasília
1 de 3

Desfile do 7 de Setembro teve público pequeno no Rio de Janeiro no ano passado; CML quer militares na plateia

Bruna Lima/Metrópoles
2 de 3

Desfile do 7 de Setembro em BRasília

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Desfile militar - 7 de setembro, em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles

“O expediente no Comando Militar do Leste será das 7 as 12h, no Dia da Independência, quando ocorrerá o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, no Rio de Janeiro, envolvendo mais de sete mil militares. O convite para assistir ao desfile, como ocorre em todas as cerimônias, foi estendido aos familiares”, alegou o CML.

No boletim interno, os militares foram informados que “por determinação do Cmt CML, no dia 07/09/24 haverá expediente integral”. “Os militares que por motivo pessoal não puderem comparecer ao expediente deverão solicitar desconto em férias”, diz o comunicado.

“Como alternativa, poderão optar por assistir o desfie no dia da independência acompanhado de seus familiares. Nessa opção, será obrigatório registrar o momento com uma foto no desfile e enviá-la ao Cmt. O não cumprimento dessa exigência poderá resultar na abertura de um procedimento de apuração de transgressão disciplinar (FATD)”, afirma o boletim.

Segundo o CML, os responsáveis pela divulgação do conteúdo do boletim poderão ser alvos de processo disciplinar. Leia abaixo a íntegra da nota do Comando Militar do Leste:

“A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste informa, acerca da matéria publicada pelo site METRÓPOLES, em 5 de setembro de 2024, que:

– O expediente no Comando Militar do Leste será das 7 as 12h, no Dia da Independência, quando ocorrerá o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, no Rio de Janeiro, envolvendo mais de sete mil militares. O convite para assistir ao desfile, como ocorre em todas as cerimônias, foi estendido aos familiares.

– Esta medida visa garantir a necessária coordenação e os apoios logístico, administrativo e de segurança orgânica das tropas e veículos envolvidos.

– Cumpre salientar que não houve, por parte do Comando Militar do Leste, qualquer ordem para outros procedimentos.

– Será aberto processo disciplinar para apurar possíveis transgressões para quem divulgou ordem diversa.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?