metropoles.com

Ex-coordenador do MST assume secretaria de Lula responsável por extensão rural

Ex-coordenador de Produção do MST, Fornazieri vai comandar órgão do MDA responsável por ações de assistência técnica e extensão rural

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MST/Divulgação
Lula discursa com bandeira do MST ao fundo
1 de 1 Lula discursa com bandeira do MST ao fundo - Foto: MST/Divulgação

Ex-coordenador de Produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ex-presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Reforma Agrária, Milton José Fornazieri participará do governo Lula. Ele foi nomeado nesta quarta-feira (15/3) para comandar a secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

As atribuições do órgão incluem a coordenação das ações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que administra o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e conta com um orçamento de R$ 1,5 bilhão previsto para 2023.

A secretaria também é responsável pela fiscalização dos contratos de crédito fundiário e pelo gerenciamento de todas as ações do governo federal voltadas para a assistência técnica e extensão rural.

A nomeação acontece um dia após a unificação de três pedidos de abertura de uma CPI, na Câmara dos Deputados, para investigar as atividades do MST, seus financiadores e possíveis irregularidades. O pedido, que conta com o apoio da bancada ruralista na Câmara, agora inicia o processo de recolhimento de assinaturas para sua instalação. Para isso, 171 deputados precisam assinar o documento.

Ex-coordenador do MST, Fornazieri tem formação em História pela Universidade Federal da Paraíba e já integrou os conselhos nacionais de Economia Solidária (CNES) e Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) durante seu mandato como presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Reforma Agrária.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?