Ex-coordenador do MST assume secretaria de Lula responsável por extensão rural
Ex-coordenador de Produção do MST, Fornazieri vai comandar órgão do MDA responsável por ações de assistência técnica e extensão rural
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-coordenador de Produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ex-presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Reforma Agrária, Milton José Fornazieri participará do governo Lula. Ele foi nomeado nesta quarta-feira (15/3) para comandar a secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
As atribuições do órgão incluem a coordenação das ações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que administra o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e conta com um orçamento de R$ 1,5 bilhão previsto para 2023.
A secretaria também é responsável pela fiscalização dos contratos de crédito fundiário e pelo gerenciamento de todas as ações do governo federal voltadas para a assistência técnica e extensão rural.
A nomeação acontece um dia após a unificação de três pedidos de abertura de uma CPI, na Câmara dos Deputados, para investigar as atividades do MST, seus financiadores e possíveis irregularidades. O pedido, que conta com o apoio da bancada ruralista na Câmara, agora inicia o processo de recolhimento de assinaturas para sua instalação. Para isso, 171 deputados precisam assinar o documento.
Ex-coordenador do MST, Fornazieri tem formação em História pela Universidade Federal da Paraíba e já integrou os conselhos nacionais de Economia Solidária (CNES) e Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) durante seu mandato como presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Reforma Agrária.