metropoles.com

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro é exonerado da Ouvidoria-Geral do MJ

Ex-assessor do filho de Jair Bolsonaro havia sido nomeado em 2021, por Anderson Torres, para cargo estratégico no Ministério da Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Conselho Nacional do Ministério Público
FELIPEUCHOA_
1 de 1 FELIPEUCHOA_ - Foto: Conselho Nacional do Ministério Público

O agente da Polícia Federal e ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL), Felipe Uchôa dos Santos, foi exonerado nesta terça-feira (14/3) do cargo de Ouvidor-Geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Uchôa trabalhou como assistente parlamentar sênior no gabinete de Flávio Bolsonaro entre abril de 2019 e janeiro de 2021. Foi nomeado para o cargo no Ministério da Justiça em dezembro de 2021 pelo então ministro Anderson Torres, hoje preso por conivência com os atos eu resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.

Na função, Uchôa tinha a prerrogativa de coordenar o atendimento dos pedidos feitos a partir da Lei de Acesso à Informação (LAI), além de receber as reclamações sobre os serviços prestados pelo MJ e pela Polícia Federal. Ele também foi responsável por coordenar a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do ministério.

O nome de Felipe Uchôa também integra a lista de 117 aliados de Bolsonaro que assinam o pedido, apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para criação do partido Aliança pelo Brasil, legenda de extrema-direita idealizada pelo ex-presidente, que teria o número 38.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?