metropoles.com

Eduardo Bolsonaro: “Caminho do Tarcísio em 2026 é a reeleição em SP”

Em entrevista à coluna, Eduardo Bolsonaro afirmou que “caminho natural” de Tarcísio em 2026 é disputar o governo de SP, não a Presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Eduardo Bolsonaro disse que caminho natural de Tarcísio é reeleição em SP
1 de 1 Eduardo Bolsonaro disse que caminho natural de Tarcísio é reeleição em SP - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirma que o “caminho natural” de Tarcísio de Freitas em 2026 é disputar a reeleição ao governo de São Paulo, não a Presidência da República. Em entrevista à coluna, o parlamentar revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro trabalha com a possibilidade de registrar a candidatura e tentar reverter a inelegibilidade às vésperas da eleição, quando o ministro Kassio Nunes Marques deverá assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esse movimento anularia as chances de Tarcísio concorrer ao Planalto com o apoio de Bolsonaro. Isso porque o governador teria de deixar o cargo no primeiro semestre, como manda a regra de desincompatibilização, sem garantias de que será de fato o nome apoiado pelo ex-presidente. O registro da candidatura de Bolsonaro também atrapalharia Tarcísio a viabilizar um arco de alianças partidárias.

Diz Eduardo Bolsonaro: “Vi numa matéria o Tarcísio falando que pretende se candidatar à reeleição de governador. Acho que seria um caminho natural para o Tarcisio. Poxa, qualquer pessoa que faça dois bons mandatos de governador é um presidenciável fortíssimo. Então a gente tem muito caminho a percorrer”.

O parlamentar prosseguiu: “A política não é uma corrida de 100 metros. É uma matarona. Então existe muito caminho ainda. O Tarcísio está estreando num cargo de altíssima responsabilidade, recebeu um abacaxi na mão para tomar conta e tem dado conta do recado. Mas, como ele próprio tem dito, o caminho natural dele seria essa reeleição para 2026”.

Sobre as mudanças na composição do Tribunal Superior Eleitoral, previstas para 2026, Eduardo Bolsonaro opinou: “A nova configuração do TSE para 2026 não vai nos privilegiar, mas vai ser muito mais equilibrada do que com Alexandre de Moraes”.

Além de Nunes Marques assumir a presidência do tribunal e da permanência de André Mendonça no colegiado, está prevista a entrada de Dias Toffoli no lugar de Cármen Lúcia, alteração que também agrada ao entorno de Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?