metropoles.com

Direitos Humanos da Câmara dos EUA pedem a volta do X no Brasil

Presidente do subcomitê de Direitos Humanos da Câmara dos EUA disse que o Brasil “deve reverter curso” e acusou Moraes de provocar “crise”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Chris Smith Moraes
1 de 1 Chris Smith Moraes - Foto: Reprodução

Presidente do Subcomitê Global de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o deputado republicano Chris Smith enviou pedido ao governo brasileiro pelo desbloqueio do X, antigo Twitter, no país. No pedido, o congressista disse que o Brasil “deve reverter imediatamente o curso” e acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de provocar uma “crise”.

O X, que pertence ao empresário Elon Musk, foi bloqueado por Moraes e teve seus downloads proibidos nas lojas de aplicativos virtuais no dia 30 de agosto, depois do descumprimento de ordens de suspensão de perfis acusados de disseminar informações falsas e do não pagamento de multas.

4 imagens
Elon Musk: empresário foi citado por congressista em carta enviada ao FBI
Deputada Elvira Salazar mostra foto de Alexandre de Moraes durante audiência no Congresso dos EUA
Chris Smith preside subcomissão do Congresso dos EUA que busca informações sobre suposta censura no Brasil
1 de 4

O ministro Alexandre de Moraes

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 4

Elon Musk: empresário foi citado por congressista em carta enviada ao FBI

Justin Sullivan/Getty Images
3 de 4

Deputada Elvira Salazar mostra foto de Alexandre de Moraes durante audiência no Congresso dos EUA

Reprodução
4 de 4

Chris Smith preside subcomissão do Congresso dos EUA que busca informações sobre suposta censura no Brasil

“O governo do Brasil aumentou as apostas e atingiu um novo nível – ele passou da perseguição à oposição política, removendo-a das mídias sociais, para proibir uma das maiores redes sociais de notícias do mundo e tornar ilegal o acesso dos brasileiros a ela”, diz Smith, no pedido.

“O Brasil deve reverter imediatamente o curso. As ameaças à liberdade de expressão são ameaças às eleições livres e à própria democracia”, afirmou o parlamentar americano, que integra o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA.

No documento, Chris Smith disse não ter recebido respostas a pedidos de informações enviados a Moraes e ao Congresso brasileiro. “No dia 21 de junho, enviei uma carta ao ministro Alexandre de Moraes solicitando informações sobre alegações relativas ao papel de Moraes nas violações generalizadas de direitos humanos cometidas. O ministro Moraes não respondeu – nem tive notícias dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, que também receberam minha carta”, reclamou o congressista americano.

“Para responder à crise que Moraes criou no Brasil, estou agora trabalhando com colegas na legislação sobre o assunto”, disse Smith.

O STF analisa uma ação apresentada pelo Novo questionando a decisão de bloqueio do X. O relator da ação é o ministro Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa era de que Nunes Marques determinasse o desbloqueio da plataforma de midia social. O ministro, porém, pediu a Moraes que enviasse mais informações sobre as razões que levaram ao bloqueio e encaminhou o caso ao plenário do STF para que seja tomada uma decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?