metropoles.com

Desconfiado, governo Lula dispensa diretor de Operações da Abin

Sob clima de desconfiança, Lula faz modificação em diretoria estratégica do serviço secreto, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O presidente Lula faz primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto e pede boa relação com o Congresso Nacional. Na imagem ele sentado, pensativo e com a mão no rosto, com bandeiras do Brasil atrás - Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula faz primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto e pede boa relação com o Congresso Nacional. Na imagem ele sentado, pensativo e com a mão no rosto, com bandeiras do Brasil atrás - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo Lula dispensou hoje o diretor de Operações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A diretoria é uma das mais relevantes do serviço secreto nacional.

O servidor havia sido indicado, desde o período de transição, pelo atual diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues. E também havia sido recomendado pelo petista Aloizio Mercadante, atual chefe do BNDES.

Indicado em março por Lula para o comando da Abin, Luiz Fernando Corrêa, delegado aposentado da PF, tem feito alterações em nomes que haviam ganhado força durante a transição.

E as mudanças em postos estratégicos do serviço secreto devem continuar. Isso por conta do clima de desconfiança instalado após virem à tona denúncias de que a agência fez o monitoramento da localização de pessoas, de forma ilegal, durante os três primeiros anos do governo Bolsonaro.

A gestão Lula ainda não nomeou o novo diretor de Operações da Abin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?