metropoles.com

Deputado quer PEC para obrigar Lula a acatar lista tríplice para PGR

Deputado Alfredo Gaspar diz que Constituição foi omissa em não estabelecer a regra da lista tríplice para escolha do chefe do MP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
alfredo gaspar
1 de 1 alfredo gaspar - Foto: Agência Câmara

O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) quer obrigar o presidente Lula a acatar a lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral da República por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Gaspar busca o apoio de 171 deputados para protocolar a PEC na Câmara. No texto apresentado, o parlamentar aponta “omissão” da Constituição no que se refere à norma para escolha do procurador-geral da República.

“A nova Constituição, todavia, cometeu então um lapso ao criar regra assimétrica entre os MPs da União e dos Estados: para os últimos, previu a lista tríplice no processo de escolha do chefe da instituição, pelo chefe do Poder Executivo; para os primeiros omitiu o requisito”, afirma a PEC.

Alfredo Gaspar, que já foi, ele próprio, procurador-geral de Justiça de seu estado de origem, Alagoas, argumenta ainda que a ausência do critério da lista tríplice para escolha do procurador-geral da República “cria risco real de um chefe do Ministério Público da União subalterno ao presidente que o indica”.

Apresentada para os presidentes da República desde 2001, a lista tríplice formada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) só não foi acatada pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Jair Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?