Deputado quer “Lei Anderson Torres” para alterar demissões na PF
Presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sanderson quer aprovar “Lei Anderson Torres” para alterar possíveis demissões pela PF
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Sanderson (PL-RS) quer aprovar a batizada “Lei Anderson Torres”. O texto de sua autoria busca alterar o regime jurídico dos policiais federais. E, dessa forma, reduzir a margem para que Torres seja expulso da PF.
“Atualmente, a lei prevê como transgressão ‘praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial’. Ocorre que escândalo é algo subjetivo. Tem na PF quem alegue que Torres se envolveu em escândalo por ter viajado na época das invasões de 8 de janeiro. E é isso que pode culminar com a expulsão dele“, diz Sanderson.
“Então a lei para policiais federais tem que ser a mesma que se submetem os demais servidores públicos federais. Não pode haver um rigor diferente por conta de um critério subjetivo”, pondera o parlamentar, que é agente da PF licenciado.
A lei em vigor a que Sanderson se refere é a 4.878. O artigo 43 prevê como transgressão envolver-se em “escândalo”. A referida lei foi sancionada pelo então presidente Castello Branco, em 1965.