metropoles.com

Deputado articula CPI com Bolsonaro como uma das testemunhas e Moraes como alvo

O deputado Marcel Van Hattem articula a criação de uma CPI que teria Bolsonaro como testemunha e o ministro Alexandre de Moraes como alvo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
STF Bolsonaro e Alexandre de Moraes
1 de 1 STF Bolsonaro e Alexandre de Moraes - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O deputado Marcel Van Hattem, do Novo, coleta assinaturas para levar adiante CPI que teria Alexandre de Moraes como principal alvo. A ideia é que, como ponto de partida, a chamada “CPI do Abuso de Autoridade” ouça supostas vítimas do Judiciário. Nessa toada, Bolsonaro e empresários como Luciano Hang prestariam depoimento na condição de testemunha.

Bolsonaro figura em diferentes inquéritos com Alexandre de Moraes. E o cerco ao ex-presidente se fecha cada vez mais. Hang, por sua vez, sofreu operação de busca e apreensão determinada também pelo ministro do STF. O empresário permanece com suas redes sociais suspensas.

A CPI proposta por Van Hattem teria como foco as atuações do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Marcel Van Hattem: CPI teria Bolsonaro como testemunha e Moraes como um dos alvos do Judiciário

Em novembro de 2022, Van Hattem anunciou que conseguiu ultrapassar as 171 assinaturas necessárias para protocolar a CPI. Entretanto, ele terá que buscar novamente os apoiamentos, uma vez que uma nova legislatura terá início este ano.

Desta vez, o parlamentar espera que no Senado também haja coleta de assinaturas, de forma a viabilizar a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com participação de deputados e senadores.

Ao defender que se investigue o Poder Judiciário, Van Hattem cita reportagem de Rodrigo Rangel. O colunista revelou que Moraes determinou superquebra de sigilo telefônico e de dados de oito bolsonaristas, bem como autorizou a PF a quebrar o sigilo de todas as pessoas que tiveram contato com esses investigados.

O parlamentar classifica essa autorização dada por Moraes à PF como “mais um exemplo de abuso de autoridade”. Segundo Van Hattem, a medida seria “tirana” e “fora da lei”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?