metropoles.com

Deputada diz sofrer ameaças após Felipe Neto associá-la ao nazismo

Influenciador Felipe Neto associou deputada Julia Zanatta (PL) ao nazismo por uso de adereço; ela alega tentativa de “desumanização”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Felipe Neto Júlia Zanatta
1 de 1 Felipe Neto Júlia Zanatta - Foto: Reprodução

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) decidiu processar Felipe Neto nas esferas cível e criminal. A ação por danos morais ocorre após o influenciador associá-la ao nazismo pelo uso de uma tiara de flores. Segundo o influenciador, o adereço é símbolo de apologia ao regime de Adolf Hitler.

“A tiara de flores na cabeça é tida por muita gente como um símbolo de apologia ao nazismo. Essa moça usa quase o tempo inteiro, mas garante que não é essa a sua motivação. Porém, olha só que curioso, ela tirou quando foi falar no parlamento europeu”, escreveu Felipe Neto em seu perfil no X, antigo Twitter.

7 imagens
Júlia Zanatta reagiu à postagem do influenciador: "O processo vem"
Seguidora de Felipe Neto diz que tiara está ligada ao "passado combrio" da Alemanha
Deputada Júlia Zanatta critica influenciador por tentar "desumanizá-la" com associação ao nazismo
Damares Alves manifestou apoio a Júlia Zanatta
Foto com tiara de flores e fuzil deu início ao hábito da deputada
1 de 7

Felipe Neto observou que Júlia Zanatta tirou a tiara de flores ao falar no parlamento europeu

2 de 7

Júlia Zanatta reagiu à postagem do influenciador: "O processo vem"

Reprodução
3 de 7

Seguidora de Felipe Neto diz que tiara está ligada ao "passado combrio" da Alemanha

Reprodução
4 de 7

Deputada Júlia Zanatta critica influenciador por tentar "desumanizá-la" com associação ao nazismo

Reprodução
5 de 7

Damares Alves manifestou apoio a Júlia Zanatta

Reprodução
6 de 7

Foto com tiara de flores e fuzil deu início ao hábito da deputada

Reprodução
7 de 7

Felipe Neto está sendo processado por Júlia Zanatta por associar tiara de flores da deputado ao nazismo

Reprodução

Zanatta reagiu à publicação de Felipe Neto e avisou que iria processar o influenciador. “Esse post veio do gabinete da ousadia? A gente sabe que ele é um mau-caráter, mas dessa vez ele se superou”, escreveu a deputada, também no X. Ela afirmou à coluna já ter recebido ameaças de morte por conta da tentativa de associá-la ao regime de Adolf Hitler.

“Felipe Neto tenta me botar o carimbo de nazista. E, assim, põe em perigo a minha família. Já recebi ameaças dirigidas a mim e até à minha filha”, diz.

Zanatta acusa Felipe Neto de tentar “desumanizá-la”. “Está na ‘moda’ chamar os outros de nazista. Felipe Neto e toda a esquerda cirandeira financiada por ONGs estrangeiras sabe muito bem onde querem chegar com isso. Quando você chama alguém de nazista é para que essa pessoa não tenha sequer o direito à defesa, pois desumaniza e coloca um alvo na testa do adversário pronto para ser atingido por alguém que comprar a narrativa espalhada”, disse a parlamentar.

“Já sofri ameaças de morte e até minha filha e meu esposo. É isso que a esquerda quer: que sejamos humilhados, agredidos e desumanizados. Ainda bem que estão perdendo espaço a cada dia. O falso amor não se sustenta. E ah! Essa é justamente a estratégia dos nazistas: tornar o outro um não humano”, escreveu a deputada.

Natural de Santa Catarina, Júlia Zanatta adotou a tiara após ter recebido críticas ao publicar uma foto com o adereço e um fuzil em um clube de tiro de Blumenau. Ela acabou sendo denunciada por vestir uma camisa onde sugeria tiros na mão de Lula. A tiara acabou sendo adotada pela deputada como uma marca de que ela não iria “se curvar” às críticas.

“A tiara de flores, além de exaltar a feminilidade da mulher, representa a cultura alemã e é um ornamento do traje típico da Oktoberfest”, afirma Zanatta.

Histórico

Pela acusação apologia ao nazismo, a deputada já processou o jornalista Chico Pinheiro, em 2023, quando o apresentador da Globo associou a tiara de flores de Zanatta com o regime nazista. A Justiça condenou Pinheiro ao pagamento de R$ 15 mil de indenização.

“Quão meiga é a deputada Júlia Zanatta, na foto ao lado de Deltan Dallagnol, com sua tiara de flores! Mas é “Dog whistle” para seus parceiros nazis. Essa “coroa” era usada por crianças e mocinhas na Alemanha, homenageando o führer [Adolf Hitler]. Merece ser cassada!”, escreveu Pinheiro. Na ápoca, Zanatta acusou o jornalista de “perseguição”, “humilhação” e por tentar “impedir o livre exercício” do mandato.

Na postagem de Felipe Neto, feita na quinta-feira (13/6), uma seguidora do influenciador, Aloumesse Drei, disse morar na Alemanha e afirmou que a tiara de flores é “associada ao passado sombrio” do país, usada apenas em festas tradicionais como a Oktoberfest.

“Moro aqui na Alemanha na região de Bayern e nem aqui as mulheres usam essas tiaras de flores, muito menos para ir trabalhar! Aqui ela é somente usada em festas tradicionais como a Oktoberfest ou a Volksfest e mesmo assim é associada ao passado sombrio da Alemanha! Essa senhora Testa Alta utiliza como afronte mesmo, se tivesse conhecimento e vergonha na carranca deixaria de usar!”, escreveu a seguidora.

“Estou aqui muito chateada, pessoal. Ninguém olha para mim nem dá valor para a minha tiara. Nada acontece. Estou fazendo uma coisa muito perigosa hoje andando de tiara no meio da rua, aqui na Europa. Nada está acontecendo comigo. Impressionante”, ironizou.

Após a polêmica com Felipe Neto, Júlia Zanatta recebeu o apoio da senadora Damares Alves, que acusou o influenciador de cometer “violência política” contra a deputada.

“As tiaras de fridas fazem parte de um traje típico e são um orgulho para a população que descende de alemães da região de Blumenau (SC). Portanto, além de evidente violência política contra uma mulher, esse ataque covarde é preconceituoso e burro, uma vez que sequer houve pesquisa para entender de onde veio a deputada e em qual cultura ela está inserida”, escreveu Damares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?