metropoles.com

Decisões de Gilmar Mendes geram desconforto na PF

Decisões do ministro Gilmar Mendes (STF) que anularam operações geraram desconforto em delegados e agentes da Polícia Federal (PF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Polícia Federal Gilmar PF
1 de 1 Polícia Federal Gilmar PF - Foto: PF/Divulgação

Recentes decisões do ministro Gilmar Mendes, do STF, geraram desconforto em delegados e agentes da Polícia Federal (PF). As decisões dizem respeito à anulação de operações que miraram dois políticos de grupos antagônicos em Alagoas: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o governador do estado, Paulo Dantas.

Em conversas internas, policiais federais usaram expressões como “desânimo” e “enxugar gelo”.

Nesta quinta-feira (10/8), Gilmar anulou provas de investigação da PF sobre desvio de recursos públicos em kits de robótica para escolas no interior de Alagoas. Para investigadores da Polícia Federal, a operação foi exemplar.

Para o ministro, o inquérito deveria ter tido início no STF, não na primeira instância, por indícios de envolvimento de Lira. Daí a anulação, seguindo recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No último dia 5, Gilmar anulou operação de busca e apreensão contra Paulo Dantas. O governador de Alagoas é investigado por suposto esquema de rachadinha, de R$ 54 milhões, na Assembleia Legislativa.

Gilmar decidiu que o material obtido na operação não pode ser usado como prova. Na decisão, o ministro citou que o Código Eleitoral proíbe a adoção de medidas cautelares contra candidatos 15 dias antes do primeiro turno das eleições até 48h depois do segundo turno.

Na Polícia Federal, o sentimento é que os investigadores de Alagoas fizeram trabalho irretocável. E que a corporação mostrou não agir com seletividade, uma vez que as investigações atingiram políticos de grupos antagônicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?