Com Bolsonaro presente em reunião, PL dá bronca no senador astronauta
Bolsonaro e PL fecharam apoio a Davi Alcolumbre no Senado, mas o senador Marcos Pontes ignorou o acordo e lançou candidatura própria
atualizado
Compartilhar notícia
Em reunião com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (30/01) no Senado, a bancada do PL fez reclamações a Marcos Pontes (SP). O senador, conhecido também como “astronauta” pela profissão exercida antes do Legislativo, lançou candidatura à presidência da Casa sem consultar o seu partido.
O PL fechou um acordo para apoiar Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado. A ordem no partido é evitar o isolamento e compor com o centrão. Em 2023, a legenda lançou candidatura própria para marcar posição como oposição a Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Apesar de ter uma bancada grande, foi derrotada e ficou sem cargos na Mesa Diretora da Casa.
No encontro, os senadores reclamaram de Marcos Pontes e afirmaram que ele deveria ter consultado a bancada. Caso ele tivesse feito esse rito, os congressistas teriam agido para impedir o lançamento da candidatura do colega, para evitar atrito com Alcolumbre. Segundo interlocutores, Bolsonaro apenas observou a “lavação de roupa suja” e não se intrometeu.
Ao deixar a reunião, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), oficializou o apoio a Alcolumbre. A expectativa é que Marcos Pontes retire sua candidatura em breve.