CML manda militares fazerem selfie no desfile do 7/9 ou dar expediente
Exército: Comando Militar do Leste (CML) determina expediente integral no feriado do 7 de Setembro; alternativa é fazer selfie no desfile
atualizado
Compartilhar notícia
Braço do Exército, o Comando Militar do Leste (CML) determinou expediente integral no próximo sábado, feriado do 7 de Setembro. A alternativa dada aos militares do Rio de Janeiro que não quiserem servir no Dia da Independência chama a atenção: terão de fazer uma selfie assistindo ao desfile no Centro da Cidade.
Os militares do CML que não forem ao serviço no feriado do sábado e tampouco registrarem a foto no desfile estarão sujeitos a um procedimento de apuração de transgressão disciplinar. Diz o comunicado do boletim interno assinado pelo comandante da 3ª Bateria de Obuses, Matheus Pimentel.
“Por determinação do Cmt CML, no dia 07/09/24 haverá expediente integral. Os militares que por motivo pessoal não puderem comparecer ao expediente deverão solicitar desconto em férias. Como alternativa, poderão optar por assistir o desfie no dia da independência acompanhado de seus familiares.”
“Nessa opção, será obrigatório registrar o momento com uma foto no desfile e enviá-la ao Cmt. O não cumprimento dessa exigência poderá resultar na abertura de um procedimento de apuração de transgressão disciplinar (FATD)”.
No meio militar, a determinação do CML é vista como uma tentativa de aumentar o público durante a cerimônia, uma vez que a celebração em 2023 estava esvaziada.
CML se manifesta
O CML se pronunciou por meio de nota, cuja íntegra está reproduzida abaixo:
“A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste informa, acerca da matéria publicada pelo site METRÓPOLES, em 5 de setembro de 2024, que:
– O expediente no Comando Militar do Leste será das 7 as 12h, no Dia da Independência, quando ocorrerá o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, no Rio de Janeiro, envolvendo mais de sete mil militares. O convite para assistir ao desfile, como ocorre em todas as cerimônias, foi estendido aos familiares.
– Esta medida visa garantir a necessária coordenação e os apoios logístico, administrativo e de segurança orgânica das tropas e veículos envolvidos.
– Cumpre salientar que não houve, por parte do Comando Militar do Leste, qualquer ordem para outros procedimentos.
– Será aberto processo disciplinar para apurar possíveis transgressões para quem divulgou ordem diversa. Informo ainda que a Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste não recebeu demanda acerca do assunto.”
Sobre o último ponto, a coluna reafirma que enviou e-mail ao endereço eletrônico do CML, indicado no site oficial, às 16h05 desta quinta-feira (5/9), pedindo posicionamento. O e-mail, contudo, não foi recebido pelo órgão. A resposta do CML tampouco chegou à caixa de entrada da coluna. A comunicação foi feita, posteriormente, por contato telefônico.