metropoles.com

Governador do RJ demite braço direito de Valdemar e eleva tensão no PL

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro exonerou o braço direito de Valdemar da Costa Neto e esticou a corda com o PL de Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cláudio Castro e Bolsonaro
1 de 1 Cláudio Castro e Bolsonaro - Foto: Reprodução

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro exonerou o braço direito de Valdemar da Costa Neto, presidente do PL. E, dessa forma, aumentou a tensão no partido, que abriga Jair Bolsonaro e, ao menos por ora, o próprio governador.

A exoneração de Bruno Bonetti, unha e carne com Valdemar, foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (1/3). Bonetti também é ultra-aliado do deputado federal Altineu Côrtes, que comanda a legenda no RJ. E é muito próximo do senador Romário, de quem é suplente.

Influente, foi Bonetti quem definiu, em 2022, quais nomes do PL disputariam vaga na Câmara dos Deputados e quais tentariam a Assembleia Legislativa do Rio. No ano passado, a legenda destinou R$ 10 milhões à reeleição de Castro, candidato a governador da sigla que mais recebeu recursos do fundo partidário. Em meio a esse contexto, a demissão pegou de surpresa gente graúda no partido.

A saída de Bonetti, que atuava no gabinete do governador, é consequência do racha no PL na disputa à presidência da Alerj. Como registrou a coluna, a divisão colocou Cláudio Castro e Altineu Côrtes, presidente estadual do partido, em lados opostos. Desde então, o governador já recebeu convites para se filiar ao PP, ao PSD, ao MDB e ao Solidariedade. O destino mais provável de Castro, caso decida mudar de sigla, é o PP.

A aliados, Castro tem dito que só permanecerá no PL se puder indicar um nome para a presidência do partido no RJ, hoje a cargo de Altineu Côrtes. Afirma que, só assim, terá a garantia de que poderá direcionar o apoio do partido aos candidatos que deseja nas eleições municipais de 2024.

Procurados, Altineu Côrtes e Bruno Bonetti não se manifestaram sobre o assunto.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?