metropoles.com

Ciro Nogueira: Eduardo e Flávio são cotados em cenário sem Bolsonaro

Senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira defende anistia a Bolsonaro, mas cita alternativas diante do cenário de inelegibilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ciro Nogueira entrevista
1 de 1 Ciro Nogueira entrevista - Foto: Reprodução

Presidente nacional do PP e ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira afirmou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, ambos do PL, são cotados para disputar a Presidência da República em 2026. Em entrevista à coluna, o parlamentar defendeu que haja anistia ao ex-presidente, atualmente inelegível, mas revelou as alternativas para a próxima eleição, que incluem também o possível apoio a Tarcísio de Freitas.

“Vamos lutar até o fim [para que Jair Bolsonaro possa se candidatar]. Eu mesmo tenho um projeto de anistia para o presidente Bolsonaro. Ele não sendo candidato, quem vai escolher [a alternativa da direita] é ele. Hoje, o nome mais forte é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Mas não sei se esse nome vai chegar com o apoio do presidente Bolsonaro em 2026. Se não for, eu acho que vai ser o senador Flávio ou o deputado Eduardo Bolsonaro”, disse Ciro. Para o senador, a relação próxima de Tarcísio com Gilberto Kassab, aliado de Lula, “complica” uma eventual aliança ao Planalto.

A escolha de Flávio ou Eduardo seria, segundo Ciro Nogueira, uma maneira de garantir a transferência de votos de Bolsonaro ao seu indicado, evitando a evasão de eleitores do campo conservador para outros nomes do segmento. Entre os cotados para disputar a Presidência representando o segmento, estão o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Nos bastidores, Tarcísio tem repetido que não cogita uma candidatura presidencial em 2026. O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, também tem afirmado que o governador é candidato à reeleição. Ainda assim, Nogueira acredita que o ex-ministro da Infraestrutura seria favorito na próxima corrida ao Planalto.

“Tem um complicador que é a relação do governador Tarcísio com o Kassab. Então, você não sabe se ele vai ficar com a gente ou com a esquerda. Tem esse complicador, que é uma decisão que o governador Tarcísio vai ter que tomar para saber se vai ter o apoio da direita, vai ser o candidato da direita. Se ele fosse candidato, era o favorito hoje”, disse Ciro Nogueira.

5 imagens
Eduardo, Jair e Flávio Bolsonaro
Ciro Nogueira tem feito críticas ao governador de São Paulo
O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI).
Senador Ciro Nogueira diz que "voltou a ser Centrão"
1 de 5

Eduardo e Flávio Bolsonaro negaram relação de proximidade com ex-chefe da PRF

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 5

Eduardo, Jair e Flávio Bolsonaro

Reprodução
3 de 5

Ciro Nogueira tem feito críticas ao governador de São Paulo

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
4 de 5

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

Edilson Rodrigues/Agência Senado
5 de 5

Senador Ciro Nogueira diz que "voltou a ser Centrão"

Waldemir Barreto/Agência Senado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?