Chefe da Abin de Lula teve encontro secreto com Ramagem
Chefe da Abin de Lula, Luiz Fernando Corrêa teve um encontro secreto com Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-chefe da Abin de Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Chefe da Abin de Lula, Luiz Fernando Corrêa teve um encontro secreto com Alexandre Ramagem, chefe da Abin de Bolsonaro supeito de usar a agência para monitorar adversários do ex-presidente e produzir informações que auxiliassem Flávio Bolsonaro e Jair Renan em investigações.
A reunião foi revelada com exclusividade pela coluna em junho e não constou nas agendas oficiais nem nas redes sociais de Corrêa e Ramagem. O encontro ocorreu em 16/6, na sede da Abin. Mas, na agenda de Luiz Fernando Corrêa, consta apenas que foram feitos “despachos internos” às 8h e às 14h.
Na última quinta-feira (25/1), ao determinar a operação contra Ramagem, que atualmente é deputado federal, o ministro do STF Alexandre de Moraes citou relatório da Polícia Federal que aponta que o chefe da Abin de Bolsonaro buscou informações sobre a investigação da qual é alvo.
O encontro de Corrêa com Ramagem é mais um elemento na escalada de tensão entre a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência e a da PF.
Como mostrou a coluna, a Polícia Federal avalia que a agência dificultou o acesso a informações sobre a investigação envolvendo o software espião First Mile.
Internamente, na Abin, o fato de Corrêa ter selecionado integrantes do governo Bolsonaro para postos de destaque na agência também foi visto com desconfiança.
A Agência Brasileira de Inteligência afirma que a reunião com Ramagem foi solicitada pelo deputado, que entrou em contato com a assessoria parlamentar da Abin. Ainda de acordo com a agência, o encontro foi “protocolar”, para que o deputado pudesse parabenizar Corrêa por ter assumido o mais alto posto da Abin.
Segundo a Agência Brasileira de Inteligência, é comum que ex-chefes da Abin e parlamentares que integram a Comissão de Controle de Atividades de Inteligência, o caso de Ramagem, solicitem reuniões com a cúpula da instituição.