Cão morre ao mastigar planta usada no paisagismo e tutor faz alerta
Tutor faz alerta após morte de pet por ingestão da Cyca revoluta, planta ornamental comum em jardins e fachadas
atualizado
Compartilhar notícia
O jornalista Marco Antônio perdeu a cadela Paçoca, que esteve ao seu lado nos últimos oito anos, vítima de complicações gastrointestinais. Os problemas de saúde surgiram depois que o animal mastigou uma planta usada muito usada no paisagismo, a Cyca revoluta.
“Uma planta que parece tão inofensiva, usada para ornamentar condomínios e casas, é altamente tóxica e provocou problemas gastrointestinais e levou à morte”, lamentou o jornalista.
“Então eu queria alertar vocês para o perigo da Cyca revoluta, para que vocês não passem por esse momento de dor e tristeza que eu estou passando”, disse Marco Antônio.
Cyca revoluta
A Cyca revoluta é um arbusto de porte médio originário da Ásia, comum em países como o Japão e a Indonésia. Sua aparência é similar a uma pequena palmeira.
É uma planta pré-histórica muito resistente ao clima e muito usada em jardins e fachadas de prédios e casas. Suas longas folhas brilhantes são seu maior atrativo.
A toxina da Cyca revoluta é a cicosina, glicosídeo cancerígeno e neurotóxico. Ele pode causar problemas hepáticos graves, transtorno gastrointestinais agudos e alterações neurológicas.
Alguns sintomas do envenenamento são fraqueza, vômitos, diarreia e convulsões. Todas as partes da Cyca revoluta são venenosas, com as maiores concentrações de cicosina nas sementes.