Câmara cassa mandato de “patriota” acusado de furtar energia
Vereador “patriota” que confessou furto de energia teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Cianorte, no Paraná. Foram 6 votos a 3
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Municipal de Cianorte, no Paraná, cassou nesta segunda-feira (11/12) o mandato do vereador “patriota” e bolsonarista Edvaldo Matias de Oliveira, conhecido como Edvaldo Estância Luana [filiado ao partido Patriota]. Ele era alvo de uma denúncia por furto de energia em 2014, quando ainda não atuava como parlamentar.
A denúncia feita pelo Partido Verde acusava Oliveira de quebra de decoro parlamentar após virem à tona, nas redes sociais, vídeos nos quais o vereador aparece confessando o furto de energia ao Ministério Público.
Os vídeos foram incluídos na denúncia feita à Mesa Diretora da Câmara, o que levou à cassação de Oliveira. Foram seis votos favoráveis à perda do mandato e três contrários.
Oliveira alegou motivos de saúde para não comparecer à sessão. Pelas redes sociais, o vereador justificou a ausência e agradeceu as mensagens de apoio.
“O vereador Edvaldo Estância Luana se afastou este final de semana por motivos de saúde. Ele pde desculpas por aqueles que tentaram entrar em contato. O vereador também agradece o carinho e a preocupação de toda a população. em breve, com saúde recuperada, vai responder a todos”, disse a nota assinada pela assessoria de Oliveira.
Na esfera penal, um acordo homologado pela Vara Criminal de Cianorte livrou Oliveira do cumprimento de pena no caso do furto de energia.