metropoles.com

Câmara: Hugo Motta ganha força para suceder a Lira com apoio de Lula

Negociações entre Lula e Lira para indicação de Hugo Motta para a presidência da Câmara ainda envolvem duas vagas para ministros do TCU

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/Metrópoles @igoestrela
Presidente Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Eles negociam a indicação de Hugo Motta na Casa.
1 de 1 Presidente Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Eles negociam a indicação de Hugo Motta na Casa. - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Lula está muito perto de selar a indicação do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, informam fontes do Planalto. O anúncio deve acontecer nos próximos dias. De acordo com interlocutores, os presidentes dos dois Poderes chegaram a um consenso sobre o perfil do parlamentar, mas ainda terão uma longa noite de negociações, que envolvem duas vagas para ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), com os demais postulantes ao cargo e líderes partidários.

Até então, três deputados eram vistos como opções para a sucessão de Lira: o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), o líder do PSD, Antônio Brito (BA), e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), que cedeu a candidatura para Motta. Elmar é visto como o favorito de Lira, mas encontra dificuldades entre o chamado “baixo clero” da Câmara. Antônio Brito é um nome que transita bem entre governo e oposição e pelo baixo clero, mas não conseguiu ser favorito nem de Lula nem de Lira. Pereira é o atual vice-presidente da Casa, mas recebeu um “veto” de Bolsonaro, que tornou o empreita inviável do ponto de vista de votos, uma vez que o PL tem quase uma centena de deputados..

5 imagens
Líder do União Brasil, Elmar Nascimento
O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito
Vice-presidente do Congresso, Marcos Pereira (Republicanos-SP)
1 de 5

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) virou favorito para assumir a presidência da Câmara

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
2 de 5

Divulgação
3 de 5

Líder do União Brasil, Elmar Nascimento

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
4 de 5

O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
5 de 5

Vice-presidente do Congresso, Marcos Pereira (Republicanos-SP)

Câmara dos Deputados

Hugo Motta é o líder do Republicanos. Sua escolha é uma alternativa para minimizar a resistência de Marcos Pereira em sair da disputa. Como o parlamentar é do seu partido, Pereira poderia manter certa influência na Casa. Motta está no seu terceiro mandato e tem trânsito tanto entre os líderes do governo na Câmara quanto entre as lideranças de oposição. Sua legenda é ligada à Igreja Universal e chefia o Ministério de Portos e Aeroportos, com o ministro Silvio Costa Filho.

O desafio de Lula e Lira, agora, é convencer Elmar e Brito a desistirem. O esforço é para que não haja disputa de fato, com campanha interna e votação no plenário. Fontes palacianas indicam que duas vagas para ministros do TCU devem entrar na negociação para “apaziguar” os ânimos dos insatisfeitos. Uma vaga é do ministro Aroldo Cedraz, que completa 75 anos e se aposentará em 2026. A outra é incerta, uma vez que se especula que Augusto Nardes pode antecipar sua aposentadoria para se candidatar nas próximas eleições.

O posto de ministro do TCU é visto como um prêmio para os parlamentares. O cargo oferece “garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens aos Ministros do Superior Tribunal de Justiça”. Ou seja, o ministro terá um dos salários mais altos serviço público e contará, também, com foro especial no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, porém, já comunicou a Lula que não abriria mão da candidatura de Antônio Brito. O parlamentar liderou uma pesquisa de intenção de voto feita com deputados neste ano e resiste a abandonar a ideia de ser presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?