metropoles.com

Câmara convocará Dino para explicar queda na apreensão de drogas

Comissão de Segurança Pública cobra esclarecimentos do ministro Flávio Dino sobre queda de cerca de 30% nas apreensões de maconha e cocaína

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Dino O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, fala à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados - Metrópolesa
1 de 1 Dino O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, fala à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados - Metrópolesa - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara dos Deputados convocará o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para explicar a queda no volume de apreensões de maconha e cocaína em 2023.

O requerimento de convocação foi apresentado pelo deputado Coronel Meira na Comissão de Segurança Pública da Casa e sua aprovação já é consenso entre os integrantes da Comissão.

Como mostrou a coluna, nos primeiros sete meses do ano as apreensões de maconha e cocaína pela pelo governo federal caíram cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2022.

Nesse comparativo, o volume de maconha tirada de circulação caiu 28,6%, enquanto o volume de cocaína apreendida caiu 31,4%.

Em seu requerimentoo o deputado Coronel Meira cobra explicações de Dino sobre o resultado negativo:

“É de máxima relevância desta Comissão obter o esclarecimento, pelo Chefe da Pasta de Segurança Pública, acerca da súbita redução das operações policiais voltadas à apreensão das referidas drogas, uma vez que estas são importantíssimas para o deslinde no combate ao crime organizado no Brasil”, justificou.

Mudança de foco

À coluna, a PF atribui a queda no volume de apreensões a uma mudança de foco. A corporação passou a mirar a estrutura financeira de organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas.

Com isso, bens e valores apreendidos pela Polícia Federal com essas quadrilhas alcançaram, em 2023, a cifra recorde de R$ 2,1 bilhões.

Além de explicar a queda no volume de apreensões, Dino será questionado sobre outros temas pela comissão de Segurança Pública, composta majoritariamente por parlamentares conservadores.

O ministro deverá responder sobre declarações quanto à onda de violência da Bahia e suposta interferência nas ações da Polícia Federal. O corte de verbas para a segurança pública no Orçamento de 2024 também está na mira da oposição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?