Câmara deve ouvir CGU sobre aumento de denúncias de corrupção em 2023
Eduardo Bolsonaro, integrante da oposição na Câmara, pede explicações sobre aumento no volume de denúncias recebidas pela CGU em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados deverá ouvir o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, sobre o aumento na quantidade de denúncias de corrupção no governo Lula recebidas este ano pelo órgão de fiscalização. O requerimento foi apresentado pelo deputado Eduardo Bolsonaro à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).
Como mostrou a repórter Sarah Teófilo, no Metrópoles, a CGU recebeu, até o dia 13 deste mês, 1.412 denúncias de corrupção em órgãos federais. O número representa o equivalente a quatro denúncias por dia durante o primeiro ano de governo. Isso representa 31% a mais que em 2022.
“Neste sentido, em meio ao aumento do número de denúncias que sugerem corrupção, entendemos que é essencial que o ministro, por meio desta Comissão, possa esclarecer os fatos relatados”, argumenta Eduardo Bolsonaro.
O Ministério da Saúde foi o órgão federal com maior número de denúncias de irregularidades em 2022 e 2023. Neste ano, foram 140 casos enviados para análise da CGU.
A convocação de Vinícius Marques de Carvalho deverá ser aprovada nos próximos dias pela CFFC, que é presidida pela deputada Bia Kicis e formada, em sua maioria, por deputados de oposição. A presença do representante do governo é obrigatória caso a matéria seja aprovada em caráter de convocação.