Brasil mapeia minerais para impulsionar transição energética
Levantamento visa identificar pontos de mineração de lítio, nióbio e grafeno, essenciais para a indústria da transição energética
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) realizarão um estudo inédito para identificação de minerais críticos e estratégicos no Brasil, como lítio, nióbio e grafeno. Trata-se de uma estratégia para colocar colocar as empresas brasileiras na cadeia da transição energética mundial, uma vez que esses elementos são fundamentais para a economia verde.
A partir desse levantamento, será possível definir suas demandas e ofertas e propor políticas públicas para atrair investimentos e fortalecer o setor mineral brasileiro. O setor, somente em 2023, contribuiu com R$ 86,68 bilhões em impostos aos cofres públicos.
A pesquisa, que será formalizada nesta quarta-feira (11/9) em Belo Horizonte (MG) durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), reunirá as principais empresas do setor de mineração e energia do país. Já no dia 24 deste mês em Nova Iorque, o Cebri vai levar o tema para a Climate Week no Painel “Minerais Críticos: desbloqueando um futuro de baixo carbono”.