metropoles.com

Brasil mapeia minerais para impulsionar transição energética

Levantamento visa identificar pontos de mineração de lítio, nióbio e grafeno, essenciais para a indústria da transição energética

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Mineração
1 de 1 Mineração - Foto: Divulgação

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) realizarão um estudo inédito para identificação de minerais críticos e estratégicos no Brasil, como lítio, nióbio e grafeno. Trata-se de uma estratégia para colocar colocar as empresas brasileiras na cadeia da transição energética mundial, uma vez que esses elementos são fundamentais para a economia verde.

A partir desse levantamento, será possível definir suas demandas e ofertas e propor políticas públicas para atrair investimentos e fortalecer o setor mineral brasileiro. O setor, somente em 2023, contribuiu com R$ 86,68 bilhões em impostos aos cofres públicos.

A pesquisa, que será formalizada nesta quarta-feira (11/9) em Belo Horizonte (MG) durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), reunirá as principais empresas do setor de mineração e energia do país. Já no dia 24 deste mês em Nova Iorque, o Cebri vai levar o tema para a Climate Week no Painel “Minerais Críticos: desbloqueando um futuro de baixo carbono”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?