Bolsonaro vê Pacheco como entrave para xeque-mate em Moraes em 2023
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco não cederá a apelo de aliados de Jair Bolsonaro para enquadrar o ministro do STF Alexandre de Moraes
atualizado
Compartilhar notícia
Bolsonaro vê o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como o maior entrave para enquadrar Alexandre de Moraes, em 2023, com a tramitação de um pedido de impeachment que miraria o ministro do STF.
Em que pese o apelo de Bolsonaro e senadores aliados, Pacheco não pretende mover uma palha para confrontar a atuação de Moraes, nem mesmo no campo do discurso. Muito pelo contrário, aliás.
Pacheco foi aplaudido de pé após receber elogios de Alexandre de Moraes depois da proclamação do resultado das urnas. E o próprio presidente do Senado é contumaz defensor do sistema eleitoral brasileiro. Mantém, por sinal, ótima relação com o magistrado.
A avaliação de bolsonaristas é que não adianta o Senado ter composição majoritariamente conservadora se o comando da Casa permanecer com Pacheco, já que cabe unicamente a ele decidir sobre a tramitação de medidas contra ministros do Supremo.
Para desalento do entorno de Bolsonaro, Pacheco segue favoritíssimo para permanecer no comando do Senado. Ele disputa a presidência contra o ex-ministro Rogério Marinho.