metropoles.com

Bolsonaro sofre traição e vê deputada do PL homenagear Dino

Casada com o presidente regional do PL, partido de Bolsonaro, deputada decidiu homenagear Flávio Dino na Assembleia Legislativa do Ceará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixa prédio da Polícia Federal
1 de 1 Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixa prédio da Polícia Federal - Foto: Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto

O ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu uma traição dentro do próprio partido, o PL. Uma das principais figuras da legenda no Ceará, a deputada Marta Gonçalves decidiu homenagear ninguém menos do que o ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula, Flávio Dino.

Mais que um adversário político, Dino é visto como um arqui-inimigo do bolsonarismo. O senador Flávio Bolsonaro já chegou a acionar a Procuradoria-Geral da República pedindo apuração sobre suposta interferência do ministro nas investigações da Polícia Federal sobre o 8 de Janeiro.

O requinte de crueldade de Marta Gonçalves com Bolsonaro não para por aí. A parlamentar é casada com o presidente estadual do PL, Acilon Gonçalves, seu padrinho político e atual prefeito de Eusébio.

Eleita para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) com 112 mil votos, Marta Gonçalves decidiu assinar projeto de lei que “concede o título de cidadão cearense ao ministro Flávio Dino”. A proposta, cheia de elogios ao ministro de Lula, é de iniciativa de Romeu Aldigueri, do PDT.

4 imagens
A deputada Marta Gonçalves: filiada ao PL, decidiu homenagear Dino
Flávio Dino assinou as 20 demissões e cassações de aposentadoria de servidores da PF em 2022 e 2023
O presidente Lula e o ministro Flávio Dino
1 de 4

A assinatura de Marta Gonçalves, do PL, entre a de deputados do PDT e do PT

Reprodução
2 de 4

A deputada Marta Gonçalves: filiada ao PL, decidiu homenagear Dino

3 de 4

Flávio Dino assinou as 20 demissões e cassações de aposentadoria de servidores da PF em 2022 e 2023

Hugo Barreto / Metrópoles
4 de 4

O presidente Lula e o ministro Flávio Dino

Hugo Barreto/Metrópoles

À exceção de Marta, os outros três deputados do PL na Alece não apoiaram o texto em homenagem a Dino, que acumula 29 assinaturas das 46 possíveis.

Para se ter uma ideia da ojeriza de Bolsonaro a Flávio Dino, senadores ligados ao ex-presidente têm feito campanha nos bastidores para que Jorge Messias, advogado-geral da União e petista de carteirinha, seja indicado por Lula ao STF em vez do ministro da Justiça.

A infidelidade a Bolsonaro no Ceará já fez um parlamentar ser expulso do partido. O deputado federal Yuri do Paredão foi enxotado pelo presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, após fazer o “L” de Lula na inauguração de uma obra, em caso revelado pela coluna.

“Dino tem notável carreira política”

O texto assinado por Marta Gonçalves é uma ode à carreira do ministro da Justiça de Lula. “Flávio Dino carrega consigo uma notável carreira política e jurídica no panorama brasileiro.

Antes de sua nomeação como Ministro da Justiça e Segurança Pública, desempenhou papéis significativos como Juiz Federal e Governador do Maranhão, sempre evidenciando seu compromisso com a justiça”, diz trecho do projeto de lei de autoria de Aldigueri.

A homenagem não para por aí: “No Ministério da Justiça e Segurança Pública, sua gestão tem se caracterizado por ações que visam à atualização das políticas de segurança, ao enfrentamento da criminalidade e à salvaguarda dos direitos fundamentais.

Ademais, Flávio Dino tem promovido diálogos construtivos com os estados, especialmente o Ceará, buscando soluções integradas e eficazes para os desafios da segurança pública no país”.

“Merece destaque sua atenção voltada ao Nordeste, consolidando parcerias e implementando medidas que favorecem diretamente o povo cearense. Como, por exemplo, a entrega de 17 viaturas para a Patrulha Maria da Penha, reforçando a proteção de mulheres vítimas de violência.

E a entrega de 120 armas ao governo estadual. A outorga deste título, a ser comemorada em uma Sessão Solene do Legislativo Estadual, vai além de um mero ato cerimonial, simbolizando uma genuína expressão de respeito e gratidão do povo cearense pela dedicação do Ministro Flávio Dino.”

Um caso de amor

Como mostrou a coluna, o PL de Bolsonaro e o PT de Lula vivem, literalmente, um caso de amor no Ceará. A cidade de Cairús é o maior exemplo da comunhão de bens, ops, votos.

O prefeito Wilamar Palácio foi eleito pelo PL em 2020. Em 2022, migrou para o PT. No entanto, deixou a esposa, Maria Ivone Palácio de Oliveira, ocupando a presidência do diretório municipal do partido de Bolsonaro.

Os municípios cearenses de Fortim e Bereberibe também revelam laços familiares e de amizade que unem o PT e o PL.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?