metropoles.com

Bolsonaro revela pedido a Donald Trump após vitória nos EUA

Bolsonaro fez apelo a Donald Trump após o aliado vencer a eleição à Presidência dos Estados Unidos e conquistar a maioria no parlamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolsonaro e Donald Trump
1 de 1 Bolsonaro e Donald Trump - Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro revelou pedido a Donald Trump após a eleição do aliado nos Estados Unidos. Questionado pela coluna sobre o que deseja ao futuro presidente da nação mais poderosa do mundo, o ex-mandatário brasileiro respondeu:

“Desejo felicidades. E que não esqueça o Brasil. O Brasil depositou muita esperança na sua eleição, Trump. Ainda durante a campanha, uma mulher brasileira pediu a você que não permita que os Estados Unidos virem o Brasil. E eu faço um complemento: não deixe o Brasil virar a Venezuela. Peço que nos ajude, Trump, a não deixar o Brasil virar uma Venezuela. A sua liderança é muito importante para a liberdade”.

O grupo político de Bolsonaro acredita que, com Donald Trump no poder, o ex-mandatário brasileiro terá mais chances de reverter a inelegibilidade e disputar o Palácio do Planalto em 2026. E também que, pressionado, Alexandre de Moraes poderá recuar nos diferentes inquéritos no STF que miram tanto o ex-presidente quanto parlamentares, militares e militantes bolsonaristas.

O partido Republicano, ao qual Trump é filiado, conquistou a maioria das cadeiras na Câmara e no Senado. No Congresso, deputados republicanos chegaram a exibir foto de Moraes e apresentaram um projeto de lei para punir autoridades estrangeiras que “firam a liberdade de expressão”. O magistrado, porém, garante que a eleição nos EUA em nada mudará a sua atuação no Supremo.

7 imagens
O ex-presidente Jair Bolsonaro com o ex-mandatário norte-americano, Donald Trump
Chris Kleponis-Pool/Getty Images
Jair Bolsonaro e Elon Musk
Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
Ministros do STF notaram proximidade de Donald Trump com Eduardo Bolsonaro
1 de 7

Deputada do partido de Trump criticou Moraes e apresentou projeto de lei

Reprodução
2 de 7

O ex-presidente Jair Bolsonaro com o ex-mandatário norte-americano, Donald Trump

Alan Santos/Presidência da República
3 de 7

Chris Kleponis-Pool/Getty Images

Chris Kleponis-Pool/Getty Images
4 de 7

Jair Bolsonaro e Elon Musk

Reprodução
5 de 7

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 7

Ministros do STF notaram proximidade de Donald Trump com Eduardo Bolsonaro

Reprodução
7 de 7

Bolsonaro e Donald Trump

Reprodução

Bolsonaro foi convidado por Donald Trump para acompanhar a apuração dos votos com ele, na Flórida. Contudo, o ex-presidente não pôde viajar aos Estados Unidos por estar com o passaporte retido por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Participaram do evento, no resort Mar-a-Lago, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado.

A apreensão do documento tem objetivo de garantir que Bolsonaro esteja em solo brasileiro no decorrer das investigações das quais é alvo. E, ainda, de evitar eventual fuga.

Bolsonaro de olho no STF

O passaporte foi retido pela Polícia Federal em fevereiro deste ano, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que apura as depredações nos Três Poderes, no 8 de Janeiro, e as movimentações que antecederam o ato.

O STF também julgará outros casos envolvendo o ex-presidente, como o da Abin Paralela, o do cartão de vacinação e o das joias sauditas. Em todas as investigações, Bolsonaro nega ter cometido qualquer irregularidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?