metropoles.com

Bolsonaro enquadra aliado apoiador de Marçal: “Peça apoio a ele em 26”

Jair Bolsonaro enviou duro recado a deputados bolsonaristas que têm abraçado a campanha de Pablo Marçal: “Peçam apoio a ele em 2026”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CNN Brasil
foto colorida de Jair Bolsonaro chegando ao hospital Vila Nova Star, na zona sul de SP, para realização de exames de rotina - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de Jair Bolsonaro chegando ao hospital Vila Nova Star, na zona sul de SP, para realização de exames de rotina - Metrópoles - Foto: Reprodução/CNN Brasil

Jair Bolsonaro está irritado com aliados que demonstram apoio a Pablo Marçal (PRTB) na eleição à Prefeitura de São Paulo. Após declarar apoio a Ricardo Nunes (MDB), o ex-presidente decidiu mandar um recado curto e grosso aos parlamentares bolsonaristas que insistirem na candidatura de Marçal:

“Aos deputados que porventura gravaram vídeo apoiando Pablo Marçal, peçam um vídeo dele para vocês para as eleições de 2026”, disse Bolsonaro à coluna. Dessa forma, ele sinaliza que recusará manifestações de apoio aos que não seguirem sua orientação no pleito municipal.

A declaração do ex-presidente ocorre após reportagem da Folha de S. Paulo informar que Marçal guarda um “arsenal” de vídeos com parlamentares bolsonaristas para usar durante a campanha. Embora nutra alguma simpatia por Marçal, Bolsonaro mergulhará fundo na campanha de Ricardo Nunes.

O entusiasmo do ex-presidente aumentou após a consolidação da escolha de coronel Mello Araújo (PL), indicado por Bolsonaro, para ser vice na chapa do atual prefeito. O nome de Mello Araújo será oficializado, nesta sexta-feira (21/6), em agenda conjunta de Ricardo Nunes com o governador Tarcísio de Freitas.

Fator Damares

Pablo Marçal se inspira na senadora Damares Alves para conseguir os votos bolsonaristas mesmo não sendo apoiado pelo partido de Bolsonaro, o PL. Há, contudo, uma diferença significativa entre os dois cenários.

Em 2022, Michelle Bolsonaro fez campanha aberta para Damares (Republicanos), o que não deverá ocorrer este ano nem com a ex-primeira-dama nem com nenhum integrante da família Bolsonaro em relação a Marçal.

Na última eleição, o então presidente autorizou Michelle a abandonar Flávia Arruda, candidata do PL, e trocá-la por Damares. Isso se deu por dois motivos: insatisfação de Bolsonaro com Flávia, que não o consultou sobre seu suplente ao Senado, e a relação muito próxima de Michelle com Damares.

Procurado, Pablo Marçal preferiu não se manifestar.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?