Bolsonaro enquadra aliado apoiador de Marçal: “Peça apoio a ele em 26”
Jair Bolsonaro enviou duro recado a deputados bolsonaristas que têm abraçado a campanha de Pablo Marçal: “Peçam apoio a ele em 2026”
atualizado
Compartilhar notícia
Jair Bolsonaro está irritado com aliados que demonstram apoio a Pablo Marçal (PRTB) na eleição à Prefeitura de São Paulo. Após declarar apoio a Ricardo Nunes (MDB), o ex-presidente decidiu mandar um recado curto e grosso aos parlamentares bolsonaristas que insistirem na candidatura de Marçal:
“Aos deputados que porventura gravaram vídeo apoiando Pablo Marçal, peçam um vídeo dele para vocês para as eleições de 2026”, disse Bolsonaro à coluna. Dessa forma, ele sinaliza que recusará manifestações de apoio aos que não seguirem sua orientação no pleito municipal.
A declaração do ex-presidente ocorre após reportagem da Folha de S. Paulo informar que Marçal guarda um “arsenal” de vídeos com parlamentares bolsonaristas para usar durante a campanha. Embora nutra alguma simpatia por Marçal, Bolsonaro mergulhará fundo na campanha de Ricardo Nunes.
O entusiasmo do ex-presidente aumentou após a consolidação da escolha de coronel Mello Araújo (PL), indicado por Bolsonaro, para ser vice na chapa do atual prefeito. O nome de Mello Araújo será oficializado, nesta sexta-feira (21/6), em agenda conjunta de Ricardo Nunes com o governador Tarcísio de Freitas.
Fator Damares
Pablo Marçal se inspira na senadora Damares Alves para conseguir os votos bolsonaristas mesmo não sendo apoiado pelo partido de Bolsonaro, o PL. Há, contudo, uma diferença significativa entre os dois cenários.
Em 2022, Michelle Bolsonaro fez campanha aberta para Damares (Republicanos), o que não deverá ocorrer este ano nem com a ex-primeira-dama nem com nenhum integrante da família Bolsonaro em relação a Marçal.
Na última eleição, o então presidente autorizou Michelle a abandonar Flávia Arruda, candidata do PL, e trocá-la por Damares. Isso se deu por dois motivos: insatisfação de Bolsonaro com Flávia, que não o consultou sobre seu suplente ao Senado, e a relação muito próxima de Michelle com Damares.
Procurado, Pablo Marçal preferiu não se manifestar.