metropoles.com

Bolsonaristas desconfiam de chamado de Zambelli para ato anti-Lula

Deputada federal usou grupo de WhatsApp da oposição para convocar manifestação pelo impeachment de Lula; ala bolsonarista rechaça ato

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
A deputada Carla Zambelli tira selfie com o presidente Jair Bolsonaro em evento militar - Metrópoles
1 de 1 A deputada Carla Zambelli tira selfie com o presidente Jair Bolsonaro em evento militar - Metrópoles - Foto: Reprodução

A deputada Carla Zambelli usou um grupo de WhatsApp de parlamentares da oposição para solicitar apoio a um ato, previsto para ocorrer em 6/9, que tem o impeachment de Lula como mote.

A iniciativa, contudo, foi vista com desconfiança por uma ala bem próxima a Bolsonaro. Sob reserva, eles avaliaram que um movimento para afastar Lula da Presidência só ganhará corpo após as eleições municipais, em outubro deste ano.

4 imagens
Zambelli convoca ato em grupo de deputados da oposição
A deputada federal Carla Zambelli
Oposição prepara ofensiva contra Lula após eleições municipais
1 de 4

Zambelli convoca ato em grupo de deputados da oposição

Reprodução
2 de 4

Zambelli convoca ato em grupo de deputados da oposição

3 de 4

A deputada federal Carla Zambelli

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
4 de 4

Oposição prepara ofensiva contra Lula após eleições municipais

Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

E disseram desconfiar que o verdadeiro objetivo de Zambelli, alvo de inquéritos no STF, seria se colocar como protagonista da manifestação para demonstrar força.

“Amigos, o pessoal do Space Liberdade, Movimento Liberdade, está fazendo uma manifestação no dia 9/6 na Paulista e temos visto gente querendo fazer em outras cidades. Os motes são os impeachment do Lula e do [Alexandre de] Moraes.

Nas minhas postagens, estou colocando somente o impeachment do Lula, pois minha situação é delicada. O importante é divulgar a data. Alguém aqui quer ir a São Paulo ou pode ajudar na divulgação?”, escreveu Zambelli no grupo da oposição no WhatsApp.

Até o momento, contudo, o ato não tem o endosso Bolsonaro ou Silas Malafaia, como mostrou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha. Na lista divulgada por Zambelli, juntaram-se a ela seis deputados: Zé Trovão, Cabo Gilberto, Marcos Pollon, Luiz Philippe, Marcelo Moraes e Rodolfo Nogueira.

Procurada pela coluna, Carla Zambelli afirmou: “O movimento não é organizado por mim, não é pago por mim. Quem está à frente é o Space Liberdade. Perguntaram se eu podia ajudar a divulgar, aí soltei dois banners. Nada além disso. Quando tem manifestação, eu vou”, disse.

Este ano, Bolsonaro e Malafaia promoveram duas manifestações, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que tiveram como alvo decisões do ministro Alexandre de Moraes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?