Bolsonarista vai à CGU para obrigar Lula a liberar imagens da invasão
Deputado bolsonarista quer obrigar Lula a liberar imagens do Planalto durante a invasão do dia 8 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado bolsonarista Evair Vieira de Melo (PP) quer obrigar o presidente Lula a liberar, na íntegra, as imagens da invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
As imagens das câmeras de segurança estão com acesso restrito, determinado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, sob o argumento de que sua divulgação colocaria em risco a segurança do prédio.
Em ofício enviado ao ministro Vinícius Marques de Carvalho, da Controladoria Geral da União, Evair Vieira de Melo lembra que parte do material foi liberada à imprensa e critica a postura do governo.
“É questionável a prática adotada pelo GSI do governo, vez que contrasta com as declarações dadas pelo presidente em defesa da transparência, quando fez críticas severas à imposição de sigilo de informações do governo anterior”, avalia.
No pedido, o parlamentar destaca ainda que, segundo estatísticas da própria CGU a média de respostas do governo Lula aos pedidos da Lei de Acesso à Informação é de 7%, praticamente a mesma registrada no governo Bolsonaro.
“Ora, se até mesmo informações sigilosas sobre assuntos de natureza pessoal podem ser flexibilizadas, mesmo quando referente ao presidente da República, como é possível sustentar o sigilo de informações de interesse público relativas a fatos ocorridos em instalações presidenciais em um ambiente que se pretende democrático e republicano?”, questiona Vieira de Melo.