Aliados de Lira veem STF como extensão do governo Lula
Deputados próximos de Arthur Lira afirmam que Supremo Tribunal Federal (STF) tem atuado para dar sustentação ao governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Para aliados de Arthur Lira, o STF tornou-se uma “extensão” do governo Lula. A operação Hefesto, deflagrada pela Polícia Federal, e a indicação do advogado Cristiano Zanin foram lembradas por deputados de partidos do Centrão.
A Operação Hefesto, que investiga a compra superfaturada de kits de robótica com verbas do orçamento secreto, atingiu em cheio aliados de Lira em Alagoas, sua base eleitoral.
Zanin, por sua vez, é o advogado particular de Lula nos processos oriundos da Operação Lava Jato. Essa relação gerou críticas da oposição após o presidente oficializar a indicação.
No Congresso, a votação de matérias importantes, como a MP da Esplanada, intensificou a pressão de Lira sobre Lula. O deputado chegou a criticar abertamente o governo. Sob reserva, deputados afirmam que a operação da PF teria sido uma resposta ao presidente da Câmara.
Esses parlamentares citam a proximidade do petista com alguns ministros do STF. Na semana passada, Lula recebeu Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes em um churrasco no Alvorada.