metropoles.com

Abin: agentes criticam práticas de Bolsonaro a Lula e citam greve

Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) criticam gestões de Bolsonaro e Lula e aprovaram indicativo de greve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Abin - Metrópoles
1 de 1 Abin - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) aprovaram estado de mobilização com indicativo de greve no último dia 9/1. A lista de reclamação dos agentes é extensa, perpassa a gestão Bolsonaro e atinge o governo Lula.

As críticas vão da falta de recursos para atividades de inteligência e recomposição salarial ao fato de policiais federais, e não servidores de carreira da Abin, comandarem a agência ao longo dos últimos anos.

Tal prática, ressaltam, já ocorria no governo Bolsonaro e, agora, repete-se com Lula.

Nos bastidores, as críticas se voltam para Luiz Fernando Corrêa e Alessandro Moretti. Delegados da PF, eles são respectivamente o chefe e o diretor-adjunto da Abin.

Moretti foi diretor de Inteligência da Polícia Federal na gestão Bolsonaro. E, por sua vez, escolheu Paulo Maurício Fortunato para a Secretaria de Planejamento da Abin.

Paulo Maurício foi afastado do cargo no ano passado, após ser implicado nas investigações envolvendo o First Mile, sotware que teria sido usado ilegalmente, no governo Bolsonaro, para espionar autoridades.

O crime teria sido cometido quando Paulo Maurício era diretor de Operações de Inteligência da Abin.

Em nota, a associação de servidores da Abin (Intelis) responsabilizou a atuação de policais federais pelos supostos desvios que teriam ocorrido na agência,

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?