A quase demissão de Francisco Dornelles quando ministro de FHC
Ministro do Trabalho de Fernando Henrique Cardoso, Francisco Dornelles relata episódio em que quase foi demitido pelo então presidente
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-ministro de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, ex-governador do Rio, ex-senador e ex-deputado federal, Francisco Dornelles tem uma das mais longevas trajetórias políticas no Brasil .
Figura querida nos bastidores do poder, Francisco Dornelles conta que quase foi demitido por FHC quando era ministro do Trabalho, em 2001.
“Não houve acordo entre os partidos da base, e o deputado Aécio Neves (PSDB) lançou sua candidatura ao comando da Câmara. FHC era procurado por todos os candidatos e dizia a todos: ‘Como presidente, não posso interferir na eleição da Câmara, mas torço muito por você’.”
Dornelles conta que essa postura fez todos os candidatos acreditarem ter o apoio de Fernando Henrique Cardoso. E prossegue:
“Adivinhando o pensamento de Fernando Henrique, levei o PP a apoiar Aécio Neves, que foi eleito vencendo o candidato do PFL (Inocêncio Oliveira).”
Por conta disso, o comando do PFL foi ao gabinete de FHC e pediu a demissão de Dornelles, alegando que havia traído o presidente. Fernando Henrique, então, garantiu aos dirigentes que iria exonerar o rebelde ministro.
“Felizmente, Fernando Henrique se esqueceu de me demitir, e o PFL também não insistiu muito”, conta Francisco Dornelles.
Essas e outras histórias podem ser lidas no livro “Francisco Dornelles — o poder sem pompa”, escrito pela jornalista Cecília Costa.
Aliás: em tempos de intolerância política, vale o registro. Presidente de honra do PP, Dornelles é conhecido pela cordialidade com que trata a todos, inclusive adversários políticos.