A Guerra Fria entre dois poderosos do PT
Há uma Guerra Fria entre o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência e um influente senador do PT
atualizado
Compartilhar notícia
Há uma espécie de Guerra Fria, cada vez mais quente. entre dois poderosos do PT. São eles o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e o senador Rogério Carvalho.
Carvalho e Macedo são de Sergipe, e a rivalidade entre ambos tem como pano de fundo comando do diretório estadual do partido. Hoje, a presidência do PT sergipano é ocupada por Rogério Carvalho. Macedo, contudo, é mais próximo de Lula. Fruto do período em que foi tesoureiro nacional do PT e das caravanas que organizou para visitar Lula na cadeia.
As posições conflitantes de Carvalho e Macedo são comuns. Em 2022, por exemplo, Rogério Carvalho se lançou candidato ao governo estadual. Ao passo que Macedo tentou, de todas as formas, aliar o PT sergipano ao candidato do PSD, Fábio Mitidieri, que acabou vencendo o pleito.
Quem conhece as engrenagens do governo garante que, após a vitória de Lula, Macedo articulou para derrubar uma indicação feita por Carvalho à presidência do Incra. Aliada do senador, a advogada Rosilene Rodrigues era dada como certa para o comando do órgão até Macedo entrar em campo.
Agora, com a proximidade das eleições municipais, Macedo e Carvalho buscam fortalecer suas bases. Prefeitos eleitos sempre têm boa influência nas decisões internas e são importantes para quem quer a hegemonia local do partido.