Um Lugar ao Sol: após cometer crime, Bárbara é chantageada por Janine
Janine vai até a casa da ricaça para acusá-la de ter roubado seu conto e a filha de Santiago oferece joia e dinheiro
atualizado
Compartilhar notícia
Bárbara (Alinne Moraes) seguirá fingindo ter talento como escritora, em Um Lugar ao Sol. No capítulo desta sexta-feira (10/12), a herdeira está reunida com toda a família num jantar na casa de Santiago (José de Abreu). Christian/Renato (Cauã Reymond) aproveita a ocasião para anunciar que um dos textos da mulher, que na verdade foi escrito por Janine (Indira Nascimento), é finalista de um concurso de contos. Ao notar o orgulho nos olhos do marido e do pai, ela decide seguir com a farsa.
Na próxima semana, no entanto, Janine vai até a casa da ricaça para acusá-la de ter roubado seu conto. Sem saída, Bárbara implora para que jovem aceite um anel muito valioso como forma de compensar a apropriação do texto.
“Impressionante como rico acha que tudo está à venda”. devolve Janine. “Eu não estou querendo comprar o teu talento. Eu estou propondo uma troca. 300 mil reais é o que vale isso, no mínimo”, argumenta Bárbara, que completa: “E eu imagino, embora o seu trabalho valha muito mais, que seja um valor digno para uma proposta, como se eu tivesse te feito uma encomenda. Meu Deus, será que isso é tão errado assim?”. “Você não me fez encomenda nenhuma. Você se apropriou de algo que não é seu”, rebate a escritora.
“Ainda que eu tenha feito isso, foi de forma não intencional, não planejada e… Dizer a verdade agora vai destruir a minha vida. Enquanto que… Se você aceitar isso como uma espécie de compensação, de reconhecimento, a sua vida pode melhorar, Janine. E muito. Fora que não é só isso. Eu me comprometo a, mais do que te ajudar, te agenciar”, promete Bárbara.
Janine recusa a proposta, mas dias depois ela volta a procurar Bárbara. “O canal perto de casa encheu. A água invadiu e alagou tudo. Tudo virou lama: cama, geladeira, os meus textos. Está tudo isolado, com risco de desabar. Na verdade, nem entrar em casa eu posso mais”. “Do que é que me serve, a essa altura, assinar alguma coisa? É mera vaidade! Do dia para a noite eu perdi tudo. E só o que eu tenho agora é a sua oferta”, conta a recepcionista, desesperada. A mulher de Renato ainda desembolsa muito dinheiro antes de ter seu crime descoberto por todos.
Depois, uma editora propõe a Bárbara um contrato para a publicação de um livro. Janine reage de forma negativa à proposta de Bárbara para que ela escreva um livro de contos, em troca de uma compensação. Bárbara teme que Janine conte a verdade para Christian/Renato e Nicole (Ana Baird) aconselha a irmã a contar a verdade.