metropoles.com

Streaming supera TV paga, Record, SBT e ameaça liderança da Globo

Dados do Ibope mostram que os serviços on-line conquistaram o público brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplashed
Plataformas de streaming
1 de 1 Plataformas de streaming - Foto: Unsplashed

Em 2020, o streaming virou o grande produto audiovisual da pandemia, impulsionado pelo isolamento social. O ano de 2021 marcou a consolidação da plataforma como um dos principais meios de entretenimento no Brasil. Os serviços on-line superaram a audiência de alguns dos principais canais da TV aberta, como Record, SBT, RedeTV! e Band, e de todos os canais de TV por assinatura. O crescimento, inclusive, ameaça a liderança da Globo.

Dados do Painel Nacional de Televisão (PNT) confirmam que o streaming é atualmente o único meio de entretenimento em crescimento no país: de janeiro/novembro de 2020 a janeiro/novembro de 2021, o salto foi de 27% – passando de 5,9 pontos para 7,5 pontos na média-dia (das 7h à 0h).

O PNT representa o Ibope das 15 maiores regiões metropolitanas do país. Os dados, os únicos disponíveis, não são completos, pois refletem apenas o consumo de streaming (Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney+ e outros) feitos a partir de televisores – o uso de celulares e computadores não é avaliado.

De janeiro a novembro de 2021, o streaming superou a Record (5,9 pontos), a soma da TV paga (5,3 pontos) e o SBT (4,4 pontos). A Globo registrou 14,4 pontos na média diária durante o período (janeiro a novembro deste ano) – em 2020, a média da emissora carioca era de 15,4, uma queda de 6,49%. Em dezembro, a emissora teve média de 12,6%.

No horário nobre, das 18h à meia-noite, o streaming segue forte: as plataformas on-line registraram aumento de 7,4 pontos (janeiro/novembro de 2020) para 9,3 pontos (janeiro/novembro de 2021) de audiência.

No mesmo período e na mesma faixa de horário, a Globo caiu 6,49%, saindo de 23,1 pontos para 21,6 pontos. A TV paga caiu de 9 pontos para 7,5 pontos – tombo de 16,6%.

Futuro promissor

Com audiência em alta e vendo os concorrentes analógicos em queda, o streaming investe pesado na produção de conteúdo – a Melhor da TV já mostrou 10 séries que prometem dar o que falar em 2022.

Levantamento da consultoria Ampere Analysis mostra que a Netflix – líder do segmento no Brasil e no mundo – tem agendado o lançamento de 20 títulos originais somente para os primeiros três meses de 2022.

Outros players do mercado, como Amazon Prime Video e HBO Max, já anunciaram produções com potencial gigantesco de audiência, como a série de Senhor dos Anéis e House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?