Mariana Ximenes é uma mulher à frente do seu tempo em novela das 6
Ao contrário das mulheres de sua época e amante mais influente de Pedro II, a Condessa de Barral é uma mulher culta, sofisticada e influente
atualizado
Compartilhar notícia
Em Nos Tempos do Imperador, que estreia no dia 9 de agosto, Mariana Ximenes interpreta Luísa (Mariana Ximenes), a Condessa de Barral, que vai ser convidada para ser a preceptora de Leopoldina (Melissa Nóbrega/ Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/ Giulia Gayoso), filhas de Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella).
A Condessa de Barral é um grande exemplo de mulher: moderna, educada no exterior, domina diversos assuntos e sabe muito bem aonde quer chegar. Muito bem relacionada, é capaz de dominar qualquer assunto, além de ter tido acesso a um mundo que Dom Pedro II não teve a oportunidade de conhecer por toda sua responsabilidade com o Brasil.
Ao lado do marido Eugênio (Thierry Tremouroux), Luísa conhece a Imperatriz Teresa Cristina e as filhas dos Imperadores, suas futuras alunas. Ao ficar frente à frente com a Condessa, Dom Pedro II é tomado por um encantamento diante da forte presença da preceptora. Sua beleza, atitude, elegância e inteligência chamam a atenção de todos e mexem com os desejos mais profundos do Imperador. Teresa percebe o comportamento do marido, mas, em nome da família, mantém a discrição e observa a aproximação dos dois.
“Boa parte do amantes da nossa História consideram Luísa uma mulher ‘dúbia’. Preceptora das princesas do Brasil e a amante mais influente de Pedro II, viveu como quis (ou o mais próximo disso) em pleno século 19. Ao contrário das mulheres de sua época, casou-se com o homem que quis, não o que escolheram para ela. Culta, sofisticada, influente, era objeto de toda sorte de olhares por onde circulava. Fez a lei do ventre livre em sua fazenda no Recôncavo, muito antes dela existir. Admirada e julgada pelas mesmas pessoas, era impossível ficar indiferente à ela”, diz a autora Thereza Falcão, que escreve a novela ao lado de Alessandro Marson.
Mariana Ximenes conta que mergulhou na personagem da Condessa de Barral para interpretá-la. “Eu não conhecia a Condessa de Barral e eu fui direto comprar o livro da Mari Belchiore que conta a história dela e, automaticamente, me apaixonei. Ela tem uma força, é espirituosa, tem muito conhecimento. É uma mulher moderna, à frente do seu tempo, fascinante”, descreve. A atriz fala que interpretar uma personagem que já existiu é uma grande responsabilidade. “Por mais que você queira fazer a sua versão, a pessoa existiu, tem registro das características dela. No meu caso, tem um livro inteiro dedicado à ela. Espero ser leal a algumas características. É uma interpretação delicada, eu peço licença mesmo”, fala.