metropoles.com

Mariana Ximenes é uma mulher à frente do seu tempo em novela das 6

Ao contrário das mulheres de sua época e amante mais influente de Pedro II, a Condessa de Barral é uma mulher culta, sofisticada e influente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Mariana Ximenes é a Condessa de Barral em Nos Tempos do Imperador
1 de 1 Mariana Ximenes é a Condessa de Barral em Nos Tempos do Imperador - Foto: Reprodução

Em Nos Tempos do Imperador, que estreia no dia 9 de agosto, Mariana Ximenes interpreta Luísa (Mariana Ximenes), a Condessa de Barral, que vai ser convidada para ser a preceptora de Leopoldina (Melissa Nóbrega/ Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/ Giulia Gayoso), filhas de Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella).

A Condessa de Barral é um grande exemplo de mulher: moderna, educada no exterior, domina diversos assuntos e sabe muito bem aonde quer chegar. Muito bem relacionada, é capaz de dominar qualquer assunto, além de ter tido acesso a um mundo que Dom Pedro II não teve a oportunidade de conhecer por toda sua responsabilidade com o Brasil.

Ao lado do marido Eugênio (Thierry Tremouroux), Luísa conhece a Imperatriz Teresa Cristina e as filhas dos Imperadores, suas futuras alunas. Ao ficar frente à frente com a Condessa, Dom Pedro II é tomado por um encantamento diante da forte presença da preceptora. Sua beleza, atitude, elegância e inteligência chamam a atenção de todos e mexem com os desejos mais profundos do Imperador. Teresa percebe o comportamento do marido, mas, em nome da família, mantém a discrição e observa a aproximação dos dois.

“Boa parte do amantes da nossa História consideram Luísa uma mulher ‘dúbia’. Preceptora das princesas do Brasil e a amante mais influente de Pedro II, viveu como quis (ou o mais próximo disso) em pleno século 19. Ao contrário das mulheres de sua época, casou-se com o homem que quis, não o que escolheram para ela. Culta, sofisticada, influente, era objeto de toda sorte de olhares por onde circulava. Fez a lei do ventre livre em sua fazenda no Recôncavo, muito antes dela existir. Admirada e julgada pelas mesmas pessoas, era impossível ficar indiferente à ela”, diz a autora Thereza Falcão, que escreve a novela ao lado de Alessandro Marson.

Mariana Ximenes conta que mergulhou na personagem da Condessa de Barral para interpretá-la. “Eu não conhecia a Condessa de Barral e eu fui direto comprar o livro da Mari Belchiore que conta a história dela e, automaticamente, me apaixonei. Ela tem uma força, é espirituosa, tem muito conhecimento. É uma mulher moderna, à frente do seu tempo, fascinante”, descreve. A atriz fala que interpretar uma personagem que já existiu é uma grande responsabilidade. “Por mais que você queira fazer a sua versão, a pessoa existiu, tem registro das características dela. No meu caso, tem um livro inteiro dedicado à ela. Espero ser leal a algumas características. É uma interpretação delicada, eu peço licença mesmo”, fala.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?