Globoplay estreia série documental sobre trajetória de Gilberto Braga
A vida do autor será tema de Gilberto Braga: Meu Nome é Novela, que estreia nesta segunda (20/12)
atualizado
Compartilhar notícia
Gilberto Braga vai ganhar um documentário no Globoplay. O autor, que mexeu com o imaginário do público e, com suas histórias, despertou emoções diversas e marcou época na televisão, também retratou a sociedade brasileira e parou o país por diversas vezes com suas tramas. Gilberto Braga: Meu Nome é Novela, série documental com três episódios, dirigida por Antonia Prado, chega ao catálogo da plataforma nesta segunda-feira (20/12).
O conteúdo revisita a obra do autor, que morreu em outubro deste ano, relembrando seus projetos e personagens mais marcantes. “É uma grande homenagem à obra e à história do Gilberto Braga, responsável por mudar a maneira como fazemos e assistimos às novelas no país. O público terá a oportunidade de acompanhar seus 50 anos de trabalho e (re)conhecer o legado que ele deixou para a televisão brasileira”, explica a diretora Antonia Prado.
No documentário, imagens de arquivo das novelas se misturam a entrevistas concedidas pelo próprio autor e por atores e atrizes que marcaram sua carreira dando vida a personagens emblemáticos. Nomes como Antônio Fagundes, Cássia Kiss, Malu Mader, Glória Pires, Dennis Carvalho, Renata Sorrah, Claudia Abreu, Deborah Evelyn e Lucélia Santos ajudam a contar a história de Gilberto Braga de diversos pontos de vista. Além disso, a produção mostra a trajetória do autor, desde sua entrada na TV Globo, até sua última novela, costurando sua carreira com imagens das tramas que escreveu.
“Podíamos escolher muitas pessoas para participar, porque o Gilberto Braga impactou a carreira e a vida de quase todos os talentos da TV Globo, mas acabamos optando por algumas pessoas que foram mais importantes na trajetória do autor. Como a atriz Glória Pires, que fez seu primeiro papel de destaque na televisão ao lado dele e depois participou de oito de suas novelas. E o diretor Dennis Carvalho, seu parceiro em dez novelas e duas minisséries. Ou seja, escolhemos pessoas que pudessem falar sobre Gilberto Braga de diferentes formas e pontos de vista para nos ajudarem a contar todos os 50 anos de obras televisivas e também histórias da vida particular dele”, explica Antonia.