metropoles.com

Depois do vilão de Amor de Mãe, Irandhir Santos será peão em Pantanal

Por onde quer que passe, Joventino é tido como o maior entre todos os peões da região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
João Miguel Júnior/Rede Globo/Divulgação
Joventino (Irandhir Santos) em Pantanal
1 de 1 Joventino (Irandhir Santos) em Pantanal - Foto: João Miguel Júnior/Rede Globo/Divulgação

Depois do ambicioso Álvaro, de Amor de Mãe, Irandhir Santos volta ao horário nobre na nova versão de Pantanal. É tangendo boiadas pelos sertões desse país que o peão e ponteiro de comitiva Joventino faz seu nome. Por onde quer que passe, é tido como o maior entre todos os peões. E não espera outro futuro para seu filho José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira). Desde menino, Zé recebe do pai todas as lições que aprendeu na lida, seja com o gado, seja com a vida. Joventino é um pai amoroso e carinhoso, um homem justo e honesto. É com a rara maestria que assume seu papel de peão que ele encara a função de pai.

8 imagens
Juma ( Alanis Guillen )
Irma (Malu Rodrigues), Madeleine (Bruna Linzmeyer), Mariana (Selma Egrei) e Antero (Leopoldo Pacheco) em Pantanal
Renato Góes
Jesuita Barbosa foi Jove em Pantanal
José Loreto em Pantanal
1 de 8

Madeleine (Bruna Linzmeyer), José Leôncio (Renato Góes) e Filó (Leticia Salles), na primeira fase da novela

João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação
2 de 8

Juma ( Alanis Guillen )

Globo/Reprodução
3 de 8

Irma (Malu Rodrigues), Madeleine (Bruna Linzmeyer), Mariana (Selma Egrei) e Antero (Leopoldo Pacheco) em Pantanal

João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação
4 de 8

Renato Góes

Divulgação/TV Globo
5 de 8

Jesuita Barbosa foi Jove em Pantanal

Globo/Reprodução
6 de 8

José Loreto em Pantanal

Globo/Reprodução
7 de 8

Renato Goes em Pantanal

Globo/Reprodução
8 de 8

Juma (Alanis Guillen) e Maria Marruá (Juliana Paes)

Globo/Reprodução

Quando seu fiel amigo e parceiro de comitiva Ceci (Paulo Gorgulho, em participação especial) começa a dar sinal de cansaço, Joventino se preocupa e questiona se não está na hora dele descansar. Ceci provoca Joventino com um desafio prazeroso: diz que só vai apear, como consta no vocabulário das estradas de terra desse país, quando o amigo encontrar uma pessoa à sua altura para o substituir. E complementa: de todos os peões que conhece, somente José Leôncio é um candidato possível. O que já estava nos planos de Joventino vira uma questão de honra e de amizade, para dar o descanso merecido ao amigo e o futuro desejado ao filho. Joventino não mede esforços para fazer de Zé o melhor de todos os peões que conhece.

Criado no lombo do cavalo de seu pai, cortando em comitiva os interiores deste país, Zé Leôncio conhece a vida e é talhado para ela em meio à peonada, simples e bronca, apartado de uma figura feminina desde a morte muito precoce da mãe. O que a vida furta a ele em carinhos, o pai compensa em valores.

Após pai e filho andarem por muitas estradas desse país tocando sua comitiva com louvor, Joventino resolve apear no Pantanal. Compra terras onde quer começar uma criação de gado com tudo à sua maneira. Joventino quer ver a vida caminhar no passo da natureza, não dos homens. E, como bom peão que é, não tem pressa. Sabe que, mais importante que o destino, é a jornada.

Por isso, no Pantanal, entende que boi selvagem não se pega no laço e sim no feitiço. E começa uma saga para reunir bois alongados, como chamam aqueles bois bravos, de grande porte, sem a técnica tradicional que acompanha sua comitiva há tantos e tantos anos. É nessa busca que Joventino se perde – ou se encontra, a depender do ponto de vista – e desaparece na mata, sem deixar nenhum vestígio.

Após o desaparecimento do pai, José Leôncio carrega essa dor em ferida aberta a vida inteira. E ao se tornar pai, passa a carregar, além de suas amarguras, a frustração de nunca ter sido para o filho o que o velho Joventino foi para ele. Apesar das dores, ficam também – principalmente – as lições, e o público acompanha mais uma vez as provações que o peão e fazendeiro passa até entender a mensagem que o desaparecimento de seu pai traz ainda nos primeiros capítulos da obra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?