metropoles.com

Audiência de novelas cresce durante a pandemia de Covid-19

Mesmo com as tramas inéditas paralisadas por quase um ano, as reprises fizeram bonito e conquistaram o público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Globo/Divulgação
Personagem Lurdes (Regina Casé), da novela Amor de Mãe
1 de 1 Personagem Lurdes (Regina Casé), da novela Amor de Mãe - Foto: TV Globo/Divulgação

Se alguém achava que as novelas estavam com seus dias contados, a pandemia chegou para provar que não. Mesmo com as tramas inéditas paralisadas por quase um ano, as reprises fizeram bonito e não só mantiveram os índices de audiência de suas antecessoras como até mesmo superaram os números das historias anteriores. Sinal de que o telespectador brasileiro ainda é fã do bom e velho folhetim. A segunda fase de Amor de Mãe teve audiência maior que A Força do Querer. Mas Fina Estampa, por exemplo, registrou números melhores que a primeira temporada da trama de Manuela Dias.

“O comportamento de audiência das novelas da TV Globo, antes e durante a pandemia, não foge muito de um patamar médio. Naturalmente, teremos sempre uma ou outra obra que registra mais audiência. E, como sabemos, os motivos são variados. A reestreia de Amor de Mãe está sendo um sucesso e, no dia 22, volta ao ar Salve-se Quem Puder”, diz a Central Globo de Comunicação.

Manuela Dias sabe bem a força que as novelas têm. A autora, que diz “ter fetiche” com a TV aberta, afirma que as novelas são uma importante ferramenta social. “Desde sempre ouço sobre a morte do teatro, depois da TV e das novelas. Mas os formatos sobrevivem encontrando seu publico. São 40 milhões de pessoas assistindo novela todo dia. É um gênero muito forte no Brasil”, fala a novelista.

Durante a pandemia, o crescimento do Globoplay também é uma mostra do poder de fogo das novelas. O streaming mais que dobrou o número de assinantes em 2020. Segundo a empresa, somente no primeiro semestre, a plataforma teve aumento de 145% no número de assinantes, em comparação com o mesmo período de 2019. Entre janeiro e dezembro de 2020, houve um aumento de 142% na transmissão de novelas, também em comparação com o ano anterior.

“Acompanhar as novelas já é um hábito consolidado dos brasileiros. Reprises não são necessariamente uma novidade. Temos aí o Vale a Pena Ver de Novo, que há mais de 4 décadas vem colecionando sucessos na TV aberta. Temos o Viva que só exibe reprises e é o canal mais visto da TV fechada. Temos também o projeto de resgate das novelas clássicas no Globoplay muito bem sucedido. Isso comprova a relevância do conteúdo e a capacidade que as obras têm de dialogar com a sociedade provocando engajamento, independentemente da plataforma e horários de exibição”, continua a Central Globo de Comunicação sobre o assunto.

A emissora sabe que o período de isolamento causado pela pandemia colaborou com o crescimento. “Considerando os horários das seis, sete e nove, as novelas tiveram um excelente comportamento, e foi muito importante poder contar com nosso acervo pra poder lançar mão de obras adequadas aos públicos e ao momento que estamos vivendo. As novelas voltaram a pautar conversas, movimentaram as redes e levaram entretenimento ao brasileiro nesse momento difícil. Acreditamos, queremos e estamos voltando a produzir conteúdos originais. O público quer consumir novidade e estamos, com todo cuidado e segurança, entregando novas histórias”, diz, a CGCOM em nota à coluna.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?