Após queda na arrecadação em 2020, Teleton 2021 aposta em celebridades
Em 2015, 1,4 milhão de pessoas doaram através do 0500, do site ou do aparelho celular; em 2020, caiu para 150 mil: diferença de 89%
atualizado
Compartilhar notícia
O Teleton 2021, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, tem o desafio de aumentar as arrecadações, que diminuíram demais na edição do ano passado.
“Em 2015, nós tínhamos 1,4 milhão de pessoas doando através do 0500, do site ou do aparelho celular. Esse número, em 2020, caiu para 150 mil pessoas. Essa diferença de 89% ou de 1,050 milhão de pessoas que deixaram de doar representa um volume de atendimento muito significativo para nossos pacientes”, disse Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), na apresentação do Teleton 2021 à imprensa, realizada nesta terça-feira (5/10).
Por causa dessa queda nos números, o apelo neste ano será para intensificar as doações da pessoa comum que confere o evento de casa porque foram os telespectadores comuns que deixaram de fazer sua contribuição. Daniel, que também tem o posto de padrinho, lamentou a queda no número de doações e destacou que o trabalho em 2021 será conscientizar as pessoas da importância de doar ao menos R$ 5 –valor mais baixo a partir do 0500. “Às vezes, me deparo com pessoas que falam: ‘Acho que não vou precisar doar, porque já tem as empresas ao final que doam e acabam obtendo o resultado que precisam’. Não é bem assim. É comodismo achar que a doação dela não vai fazer a diferença. Teleton é inclusão. A gente precisa incluir você (telespectador)”, alertou o cantor.
Celso Portiolli, padrinho digital da maratona, destacou o mesmo. Para ele, o grande público pode não entender a diferença entre pessoa física e jurídica: “Muita gente não sabe o que é. Pessoa física é você que doa R$ 5, você que está casa e que ajuda. Pessoa física é aquela que deixou de colaborar com o Teleton. As empresas estão fazendo seu papel nos últimos anos doando muito dinheiro. O que diminuiu foi a participação do público. Acho que neste ano, devido à pandemia, alguns hábitos e a tecnologia vão ajudar o Teleton. Vai ser muito fácil doar através do QR Code e do Pix. Vai ser tranquilo para você ajudar. Não vai ter desculpa. QR Code é uma moleza, e o Pix então… Qualquer um sabe fazer e você pode doar o valor que quiser”.
Para atrair a audiência, o Teleton neste ano reuniu seu time de celebridades. Dos nomes já conhecidos, Pabllo Vittar se destaca por se apresentar pela primeira vez no evento beneficente. Além dela, estão confirmados Simone e Simaria, Lexa, Dilsinho, Tierry, Felipe Araújo, Joelma, Dennis DJ, André Valadão, Gabi Martins, Sonia Abrão, Ana Hickmann, Sabrina Sato, entre outros.